x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.737

Creditos na compra de ativos

alberto silveira dos santos

Alberto Silveira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 27 março 2007 | 13:39

Boa tarde Colegas,
Tomando como exemplo uma industria de Cervejas, quais são os impostos que tomamos credito quando compramos garrafas para ativo imobilizado.

Acredito que seja apenas de PIS e COFINS e que o IPI e o ICMS entram como custo do produto, pois só tomamos credito de IPI para produtos a industrializar e de ICMS para ativos diretamente ligados ao processo produtivo.
Fui questionado sobre o assunto e não quero passar uma informação imprecisa.

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 27 março 2007 | 16:18

Boa tarde Alberto,

Se no exemplo acima a empresa é uma indústria de cervejas, por que a compra de garrafas entraria no Ativo Imobilizado e não como custo na linha de produção ou em Estoques de Embalagens?

Se estivermos falando de indústria de cervejas, tributada pelo Lucro Real Trimestral ou por Estimativa Mensal, o PIS e a COFINS devem ser creditados em obediência ao regime da Não Cumulatividade. O IPI e o ICMS também creditados para apuração linear, uma vez que há a incidência de ambos sob o produto final.

A única ressalva a ser feita fica por conta do ICMS que por desconhecer a legislação de seu estado, não sou capaz de afirmar com segurança, mas se houver debito pela saída, tenha certeza de que haverá crédito nas entradas de insumos, embalagens e etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.