x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.484

IRPJ e CSLL de Industria de Laticinios

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 18:02

Boa tarde.
Estou com uma dúvida imensa e gostaria de esclarecer a mesma, o único local que creio que poderão me ajudar é aqui.

Atualmente, estou num laticinio. Além de comprar e vender leite, faz achocolatado, leite condensado e manteiga.
É feito mensalmente a apuração de PIS e COFINS, mas não é feito trimestralmente a apuraçaõ do IR e CSLL. Como vim de outra empresa que era lucro real mas outro ramo de atividade, lá se calculava além do PIS e COfins, o IR e a CSLL, eu mesmo cheguei a fazer pra aprender.

Alguém pode me passar a base da legislação pra laticinio? por que não apura IR e CSLL?

Grato e mais uma vez, muito obrigado.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 19:46

Caio,

Veja primeiro qual a condição tributária da empresa.

Tanto o LR quanto o LP, devem apurar IRPJ e CSL.

No caso do LR pode estar trabalhando com balanço de suspensão, ou seja, apurando e fechando mês a mês e, desta forma, compensando prejuízos e bases negativas, além de uma provável antecipação que possa ter existido no tempo.

Se não for assim, só não estaria apurando se exisitsse prejuízo a cada trimestre, mas de qualquer forma deveria existir a apuração para comprovar.

Na modalidade de Lucro Real, o que poderia existir seria um benefício, mas nunca deixa de pagar o imposto. Entendo que deva pesquisar mais os motivos pelos quais não estão apurando, se é que de fato, não estão mesmo.

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 09:01

Bom dia.
Obrigado Carlos, apenas para esclarecer tá? é LR = Lucro real a empresa.
Realmente, não está sendo feito a apuração não, até comentei isso com o contador pois o mesmo veio comigo pra saber o motivo de tal ato.
Como você falou em Balanço de suspensão, é isso que acontece, creio eu pois na Dacon, é informado esse balanço de suspensão sim, mas a minha dúvida ta´mbém é que, como é feito a apuração de PIS e Cofins (eu que faço) mesmo dando a recuperar, creio que o IR e CSL também deveriam ser feitos.
Na verdade, eu não gosto de fazer nada que não entendo bem.
Por isso a minha dúvida.
Vou procurar algo sobre balanço de suspensão pra sanar mais minhas dúvidas.
Obrigado.

Helida Maria de Avila Vilela

Helida Maria de Avila Vilela

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 dezembro 2011 | 17:49

Boa tarde!
Tenho um cliente que transporta leite a granel, ele está querendo, ou seja, ele já faz, ele só ta querendo formalizar. Ele compra leite do produtor rural e vende para as industrias. Pergunto: Como será esta empresa, onde somente compraria e venderia o leite in natura, sem sofrer modificações. Quais seriam os impostos a recolher? Qual a melhor forma de tributação? O cnae seria o mesmo dos laticinios?Eu vi falar que PIS, COPFINS e ICMS esta isento. Se alguem puder me ajudar ficarei muito grata.
att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.