x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.566

Venda de investimentos

ALEXANDRE VICENTAINER

Alexandre Vicentainer

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 10:06

Bom dia!!

Vendi meus investimentos em 2010 no valor de R$100.000,00, recebi R$ 5.000,00 em 2010 e o restante em marco de 2011. so que os investimento so vai ser repassado para o nome do comprador no termino do recebiento ( 2011 ), então so foi feito um contrato de gaveta.
Minha pergunta esse valor recebido, vai ser lancado como adiantamento ou vou fazer a contabilizacao da baixa em 2010 criando um a receber? outra pergunta, se eu provisionar a baixa, terei que apurar o lucro na venda, para base IRPJ/CSLL Lucro Real, devo considerar o lucro total, ou proporcional do recebimento ( excluindo a diferenca no LALUR ( art.421 RIR/99))? Preciso de algum embasamento legal ou instrução ou pronunciamento. Obrigado!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 20:15

Boa noite Roberto,

Sobre o ganho de capital assim entendido a diferença positiva entre o custo de aquisição (já diminuido da depreciação acumulada até a data da venda) e o valor desta apurado na alinenação de bens do Imobilizado incidem o IRPJ e a CSLL.

Só não haveria esta forma de tributação se o referido imóvel constasse dos estoques destinados à venda e se a atividade fosse permitida no Contrato Social desta empresa.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.