x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.861

Representação Comercial x Revender, Qual é melhor?

João Daniel

João Daniel

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 11:43


Em qual dos casos terei um maior lucro líquido?

Tenho duas opções:

1) Ser uma revenda:
Comprar por 80 reais e vender por 100 reais. Lucro = 20 reais.

2) Ser um representante comercial ganhando 20% de comissão e vender um produto por 100 reais. Lucro = 20 reais.

Aguardo sua resposta.

Muito Obrigado!

Cassiel Leite de Melo

Cassiel Leite de Melo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 12:57

Senhor andré essa decisão vai depender de diversos fatores, por exemplo:

1. Particularmente eu só considero a representação uma vantagem no caso de sua comissão for maior do que voce ganharia com a revenda, agora por quê. Simples, não se esqueça que o representante comercial é considerado profissional autônomo e inscrito como tal voce estará sujeito ao recolhemento de sua conta anual (isso varia de acordo com a legislação de cada municipío) e a recolhimento de IR pela tabela progressiva do IRPF. O que acaba pesando muito mais no apecto tributário.

2. Trabalhar com revenda na forma de pessoa júridica é uma opção bem melhor se o lucro for o mesmo, pois voce está sujeito as alíquotas do simples sobre o seu faturamento que são bem menores que as aliquotas progressivas do IRPF.

3. No seu exemplo, sem sombra de dúvida é melhor a revenda, a menos que os custos ou os riscos sejam muito grandes, ou que vc não tenha recursos suficientes para adquirir a mercadoria. Mas mesmo assim, muitas distribuidoras trabalham com sistema de consignação, o que facilita a vida do empresário.

Há um artigo em meu blog sobre esse assunto que tenho certeza que poderá esclarecer mais as suas dúvidas: jcmelocontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.