x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.712

Declaração de bens (IRPF) fora do prazo.

marcelo rodrigues

Marcelo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 15:15

Boa Tarde, adquiri um apartamento em 2009 e na dirpf 2010 (modelo simplificado) não foi feita a declaração do mesmo. Como devo proceder, faço uma retificadora agora ou deixo pra incluí-lo na dirpf 2011? Isso poderá gerar-me alguma multa?
... grato e abraços.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 17:17

Boa tarde Marcelo,

Declarações retificadoras não geram multas. Você pode retificá-las a qualquer tempo desde que não notificadas.

É importante que você retifique a DIRPF para informar a aquisição do refererido imóvel em 2009. Até porque a Variação Patrimonial de sua DIRPF na época deve permitir a aquisição deste apartamento, fato que certamente não acontecerá em 2010.

Por oportuno cabe lembrar que para Declaração Retificadora deve ser usado o mesmo modelo da original (no caso, Simplificado).

...

Lilian Martins de Oliveira

Lilian Martins de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 13:12

Bom dia,
Meu cliente não foi obrigado a apresentar Declaração de IRPF 2011, mas agora em Julho se lembrou de um Imposto Retido que teve de um resgate de Previdência o ano passado.
Posso declarar agora sem pagar multa por atraso? Visto que não foi obrigado a declarar.

Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 19:03

Boa tarde Lilian,

Diferentemente daquilo que afirma a Adalgisa, o fato de sofrer retenção de Imposto de Renda na fonte não está elencado entre os motivos que ensejam a Obrigatoriedade de entrega da DIRPF

Quanto a multa pelo atraso da entrega de DIRPF por pessoas desobrigadas a elaboração da DIRPF, assim se manifestou a Receita Federal em resposta a Pergunta 024

Não há a cobrança de multa por atraso na entrega da declaração para quem está desobrigado de entregar a Declaração de Ajuste Anual.

...

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 13:46

Saulo, boa tarde!
Até onde eu tinha conhecimento, se teve imposto retido o contribuinte tinha a obrigação de entregar a declaração. Desculpe Lilian a informação que lhe passei.
É LENDO E APRENDENDO.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.