x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 989

Compensação lucro real

AMANDA VILA

Amanda Vila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 23:32

Olá amigos,

Estou com uma dúvida sobre compensação no lucro real anual que é a seguinte: Uma determinada empresa teve prejuízo fiscal no exercício de 2009 e também recolheu o IRPJ e a CSLL a maior (como o pagamento é mensal desses impostos, no final de 2009 ela pagou mais imposto do que o apurado) minha dúvida é a seguinte.. Obs. estou precisando aplicar agora em dezembro de 2010 pois houve IR e CSLL a recolher (houve lucro em dezembro de 2010):

1- Posso utilizar o prejuízo fiscal de 2009 para compensar a base de cálculo agora em dezembro de 2010 (respeitando o limite de 30%) ?

2- Posso utilizar os pagamentos que a empresa pagou a maior em 2009, para também compensar os impostos de dezembro de 2010?

3 - Como eu demonstro isso? Faço PERDCOMP para os dois casos ou não precisa?Como eu preencho a PERDCOMP?


Por favor, me ajudem!!!!!!!!!!!

Obrigada,
Amanda

ANGELO MORONI NETO
Articulista

Angelo Moroni Neto

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 6 fevereiro 2011 | 03:28

Tudo bom Amanda.

Vamos ver se consigo te ajudar, se não for tarde demais...rss.

RESPOSTAS:

1) Você pode utilizar sim, o prejuízo fiscal de 2009, mesmo tendo recolhido impostos no intervalo dos meses. Claro, como você mesma disse, respeitando o limite de 30%.

2) Sim, você poderá utilizar os pagamentos a maior de 2009 para compensar os impostos a pagar em 2010.

3) Para demonstrar esta situação, na DIPJ, que você entregará em Junho, deverá demonstrar que obteve prejuízo fiscal com pagamento de IRPJ e CSLL (Saldo Negativo). Você poderá entregar PER DCOMP já em Janeiro de 2011 do saldo negativo de 2009, para compensar o débito de Dezembro de 2010, sem problemas, porém deve vincular a DIPJ (que citei acima) com saldo negativo e apor o valor utilizado como saldo negativo na PER DCOMP.

Assim, você vincula todas as declarações e comprova o crédito.

Abraço.

Atenciosamente

.............................................................................
Angelo Moroni Neto
Megasult Consultoria Empresarial
Av. Humaitá, 542, Sala 21, Bairro Zona 4 - Maringá PR
https://www.megasult.com.br - [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.