x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 9.635

Declarar mais do que ganho no IR

Elton Fabio de Souza

Elton Fabio de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 21:48

Olá pessoal, boa noite!

Eu estou com uma dúvida. Estou precisando comprar um bem que se eu for financia-lo não vou conseguir pagar com o meu salário que é de R$ 1200,00 já que o valor máximo que eu posso pagar seria 30% líquido do que eu ganho.

Sendo assim, estou pensando seriamente em declarar a mais no meu imposto de renda para tentar conseguir um financiamento com parcelas mais altas. Eu faço alguns bicos por fora do meu trabalho mas não é nada registrado e também nao alcançaria o valor que eu pretendo declarar.

Procurei informações referente a isso na internet, mas só achei ao contrario, pessoas que querem pagar menos do que ganham para o IR.

Se eu declarar que ganho uns R$ 3000,00/mês, sendo R$ 1200,00 registrado td certinho e os demais R$ 1800,00 sendo um trabalho "autonomo", posso ter algum problema com a Receita Federal? Sei que vou ter que pagar as taxas de imposto nao tem problema, mas de quanto seria?!?

Obrigado desde ja pela atenção!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 22:40

Elton, boa noite.

Nada impede que voce faça recolhimento complementar a título de carnê-leão para complementar sua renda.

Veja neste link, tabela IRPF 2011, para simular os recolhimentos a serem feitos à SRF.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Elton Fabio de Souza

Elton Fabio de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 23:13

Olá Hugo!

Humtudo bem, realmente vou parcelar no carnezinho tudo certo. Mas o meu medo é que vou declarar a mais do que eu ganho. Nisso pode haver algum problema? Pois nao tenho como comprovar essa minha renda de autonomo, pois nao ganho recibo nem nada disso, são bicos apenas.

Minha grande dúvida é - sonegar é crime, pagar a mais para ter um "credito" maior no mercado seria tb?

Obrigado novamente pela ajuda ^^

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 23:29


Elton, boa noite.

O carnê-leão é utilizado para justificar renda, documento hábil perante a SRF e a título de exemplo, o contador poderá emitir DECORE baseado nos DARFs recolhidos, pois é comprovante legal.

Sobre a questão do financiamento, o ideal é que antecipe junto ao agente financiador para informar que recebe x com CTPS assinada e y como autônomo, cfe declarado nos DARFs (e obviamente, futuramente na declaração de renda).

Dessa forma, antes de começar a recolher os DARFs, já ficará sabendo se será aceito dessa forma pela empresa.


Att

Hugo.



N O T A

A título de cenário, veja que os profissionais liberais (dentistas, médicos, advogados, caminhoneiros) provam sua renda através do carnê-leão, quando recebida de pessoas físicas.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Elton Fabio de Souza

Elton Fabio de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 00:19

Obrigado Hugo!

Mas entao eu não posso simplesmente preencher tudo no site da receita federal antes de fazer esse "DARF"? Sem ele não é possivel eu estar fazendo todo o procedimento?

O meu "autonomo" que eu chamo é fazer segurança as vezes, trabalhar em barzinho, vendo algumas coisas...enfim nada que eu possa declarar pois nao recebo nota nem nada. Ainda assim, caso seja preciso fazer esse "darf", seria possivel mesmo nessas condições?

É eu sei que são muitas perguntas, mas fico desde ja agradecido pelo tempo e compreensão empregados aqui comigo, obrigado!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 05:39

Elton, bom dia.

Sobre pagar o carnê-leão, justificando renda autônoma, é um procedimento legal.

O pagamento do DARF é que culmina toda a operação.

Se o agente financiador considerar esse rendimento para te dar o crédito de financiamento, nada têm a temer.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Elton Fabio de Souza

Elton Fabio de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 08:09

Hum, agora eu entendi Hugo!

Poxa vida, muito obrigado mesmo pelo esclarecimento!

Espero poder ter contribuído tb para outras pessoas que estejam na mesma dúvida que eu!

Se quiser pode fechar o tópico, obrigado novamente!

Att
Elton

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.