x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 40.749

recibo valor menor

Joao Clovis Moreira

Joao Clovis Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 08:35

Bom Dia
na semana anterior, vendi um veículo meu por 28.000,00, havia comprado ele em 2010 por 25.000,00 (no recibo), o comprador pediu para que eu colocasse uma valor de venda no recibo de 29.000,00, isso fará com que eu pague algum tipo de imposto?

Obrigado a todos !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 08:50

Bom dia João,

Se estivernos falando da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda de Pessoas Fisicas - DIRPF, não haverá a incidência de imposto sobre o ganho de capital em questão.

Isto porque não são tributáveis os ganhos de capital decorrentes da alienação de bens ou direitos cujo preço unitário de alienação, no mês de sua efetivação, seja igual ou inferior a R$ 35.000,00.

...

Joao Clovis Moreira

Joao Clovis Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 09:07

ah sim entendi Saulo, quer dizer que quando valor for menor que 35 mil, não haverá incidencia do I.R, neste caso então, eu poderia por até um valor maior se o comprador concordasse né? ex. 34.500,00
sei que não é certo, porem isso aumentaria o meu caixa e seria positivo pra mim né?!

Obrigado pela informação

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 10:39

Bom dia João,

Exatamente,

você poderia tê-lo vendido por até R$ 35.000,00 sem que houvesse imposto de renda a pagar. mesmo que seu lucro tivesse sido de vinte ou trinta mil.

Entretanto, é como você mesmo disse e reconhece, não é certo aumentar o valor apenas para atender a variação patrimonial (disponibilidades) de sua DIRPF, até mesmo porque isto significaria a correspondente diminuição nas disponibilidades de que o adquiriu.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.