x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.692

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 15:05

Cléber,

Tenho um caso desses, e faço a apuração de impostos e contabilização através do resumo de caixa que o próprio sistema do supermercado emite no final de cada mês.

Sabendo-se que existem vários produtos com alíquota zero do Pis e Cofins que são vendidos em supermercados.

Dê uma olhada neste link, é uma lista de produtos com alíquotas zero de produtos vendidos em supermercados, disponibilizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), tenho certeza que lhe ajudará muito.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
ANGELO MORONI NETO
Articulista

Angelo Moroni Neto

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 21:55

Tudo bom Cleber.

Assim como o Sr. Adalberto, tenho caso deste.

Em nosso sistema de processamento de dados, apenas emitimos relatório com os totais dos produtos faturados que não sofrem a incidência do PIS e da COFINS.

Assim, lança-se a totalidade da receita através da Rezução Z e posteriormente faz-se a exclusão dos itens de acordo com o relatório emitido pelo sistema.

Da mesma forma é realizada a apuração dos créditos através das compras, lança-se todas as compras, como se fossem com direito a crédito, e posteriormente o sistema de processamento de dados emite relatório com os produtos não sujeitos a créditos.

Na minha visão é a forma mais fácil de apurar o PIS e a COFINS para um supermercado, em virtude da quantidade de itens. Também possuem muitas perdas, e isso dificulta os cálculos.

Abraço.

Atenciosamente

.............................................................................
Angelo Moroni Neto
Megasult Consultoria Empresarial
Av. Humaitá, 542, Sala 21, Bairro Zona 4 - Maringá PR
https://www.megasult.com.br - [email protected]
Rozinaldo Ap Santos

Rozinaldo Ap Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Representante Comercial
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 09:02

bom dia!!

gostariade de saber se tem incentivos para o optante por lucro resumido
e real para mato grosso.
e sem tem qual são??
sei que materiais para construção tem um incentivo de icms paga apenas 10,15% mais gostaria de saber no ramo de supermercado...

MUITO OBRIGADO E FICA COM DEUS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.