x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 3.575

procuração pessoa fisica receita federal

Maria Oliveira

Maria Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 21:28

Pedi a antecipação da malha fina e vou levar os recibos referentes a despesas médicas que deram pendências. Mas a declaração é da minha mãe e vou eu como procuradora. É necessário levar procuração simples com firma autenticada ou é necessário procuração por escritura pública disso? Também , pode apenas minha mãe assinar o termo de agendamento e eu ir no lugar dela sem necessidade de procuração?
Obrigada a quem me possa responder.

JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 22:50

Boa Noite, Maria Oliveira!

Veja só: já peguei um caso desses há aproximadamente 02 mêses e fui pessoalmente na receita entregar as documentações de um cliente, porém eles exigiram a presença do mesmo com os documentos pessoais e desta forma o chamei e fomos juntos. Entretanto em se tratando de procuração, acredito que somente através de procuração pública, pois é assim que funciona aqui na jurisdição da srf da minha cidade, e sendo assim é melhor na maioria das vezes e a depender do caso, a pessoa ir pessoalmente ou acompanhada de alguém, tendo em vista que terá que enfrentar filas e pagar custas para obter a procuração pública.
Lhe informo ainda que a receita federal atualmente está evitando atender particulares a serviço de pessoá quer seja física ou jurídica, inclusive tem problemas de empresas e/ ou pessoas fisicas que já não vou mais na receita, e sim mando o meu cliente, e quando for o caso ainda entrego os meus documentos pessoais ao mesmo.( ex: até a uns meses atrás eu ia na srf passar a procuração de um cliente para mim, desta forma levava os documentos autenticados e reconhecido firma, pois agora quem tem que ir pessoalmente é o outorgante e ainda assim tem que assinar o documento na presença de um funcionário da receita.
Em relação ao termo de agendamento, é como lhe falei acima.
Espero ter contribuido com a sua pergunta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.