x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 2.439

Carlos Augusto Ramos

Carlos Augusto Ramos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 16:08

Boa tarde,

Gostaria que me ajudassem nunca dúvida:

Tenho um cliente que trabalhar como médico (profissional liberal) e também tem uma empresa PJ que emite NF para hospitais e apenas 2 NFs para PF em 2010. A pergunta é?

- A dmed deve ser apenas apresentada pela pessoa jurídica certo? uma vez que ele atendendo no consultório que é em outra cidade não se equipara a pj? e neste caso da necessidade de entrega apenas da PJ ele deverá informar apenas as 02 NFs de PF nao é? pois o objetivo é cruzamento de informações na declaração de imposto de renda pessoa física.

Se puderem me ajudar?

Grato,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 18:29

Boa tarde Carlos,

O fato do profissional liberal (pessoa fisica) trabalhar em consultório médico estabelecido em outra cidade não o obriga a entrega da DMed,

entretanto a Pessoa Jurídica prestadora de serviços médicos que tenha emitido Nota Fiscal contra Pessoas Fisicas (ainda que só duas) está obrigada a entrega da DMed.

Vale dizer que você está certo em suas conclusões.

...

RONALDO GERALDO DE CASTRO

Ronaldo Geraldo de Castro

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 18:54


boa tarde,

Atividades de condicionamento fisico, "personal trainer " cnae 93.13.1-00

emite notas fiscais para todos os seus clientes, fazendo cosntar o cpf de cada um

Nao temos conhecimento se os clientes utilizam as notas fiscais para abater despesas na DIRPF.

Estaria sujeita a DMED?

desde já agradecemos

ronaldo

Carlos Augusto Ramos

Carlos Augusto Ramos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 21:27

Olá Ronaldo,

Muito grato pela pronta resposta. Reforçando, devo enviar a DMED apenas para a PJ do meu cliente e informando nela apenas as duas NF's emitidas para pessoas físicas e não informando as NF's emitidas contra o Hospital? até porque o programa só me permite cadastrar PF's como usuários e seus dependentes.

Abraço,

Carlos.

CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:03

Ola Pessoal

Ainda sobre a DMED, tô numa enrascada....
A pessoa que trabalhava aqui antes de mim, não avisou os Laboratorio e clinicas (que fazemos a contabilidade) , que deveriam colocar o cpf dos clientes nas NF. Só da metade do ano passado pra cá é que eu comecei a pedir, portanto tem muitas nf. que foram lançadas sem nome e CPF (em clientes "Diversos") e as empresas tbem não tem cadastro de clientes daquela epoca. Resumindo, a Dmed dessas empresas vai estar incorreta. Pensei em colocar essas nf. no mome dos Sócios das empresas, assim pelo menos constarão na Dmed e posteriormente, se for o caso, somente retificar o cliente.... Qual seria a solução menos complicadora? Pois errado já vai estar. Alguem tem outra solução ou um problema parecido para me aconselhar?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 17:14

Boa tarde Cristiane,

Nestes termos não há o que ser feito, o escritório torna-se responsável por qualquer multa decorrente da falta de informações na DMed. Isto porque a IN RFB 985 que a instituiu data de 22 de Dezembro de 2009 e o escritório tinha a obrigação de informar (se possivel por escrito) as empresas envolvidas.

É preferível (e recomendável) que as entregue sem as informações referentes ao primeiro semestre de 2010 a informar o CPF dos sócios como se fossem eles os "pacientes". Isto porque a Receita Federal irá cruzar os dados com a DIRPF destes e facilmente encontrará a discrepância que imputará a clara intenção de omissão de dados.

Cabe lembrar que a apresentação da DMed com incorreções ou omissões, sujeitará a pessoa jurídica obrigada, à multa de 5%, não inferior a R$ 100,00, do valor das transações comerciais, por transação, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.