x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.091

Pagamento de irpj e csll

José Fernando Pereira Rodrigues

José Fernando Pereira Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 15:58


meus amigos estou com dúvida em relação ao pagamento de irpj e csll
gostaria de uma orientação

1- a empresa é Lucro Real anual

2- a empresa que trabalho em dez de 2010 teve um prejuízo acumulado de R$ 3.500.000,00

3-a empresa tem Creditos de pis e cofins na compra de insumos na ordem de R$ 948.000,00

em janeiro de 2011, a empresa teve lucro contábil ao fazer a apuração do Lucro real, deu R$ 78.400,00 de IRPJ e CSLL

4- em fevereiro de 2011, vai dar prejuizo contábil com CERTEZA

5- a minha DÚVIDA tem que pagar esses R$ 78.400,00 de IRPJ e CSLL em 28.02.2011

6- posso fazer Perd Comp ?

alguém poderia me auxilar de maneira didática por gentileza ficarei muito agradecido

conto com ajuda de todos para dirimir essas minhas dúvidas


Fernando





Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 21:21

Fernando
Boa Noite

Segue informações que podem te ajudar:

1. Na apuração de janeiro vc deve aproveitar somente 30% do prejuizo fiscal

2. Todas as informações do prejuizo fiscal (controle de saldo) deve ser feito no livro lalur

3. Não há previsão legal para compensar os créditos de PIS/COFINS nestes impostos

4. O pagamento de janeiro deve ser feito mesmo que venha a ter prejuizo em fevereiro, vc pode optar entre pagar pela estimativa (faturamento) ou pelo resultado contabil

5. A perdcomp vc só deve fazer se houver creditos que podem ser compensados, como: imposto pago a maior, saldo negativo de outros anos, etc.

6. se nao houver valor a ser compensado o pagto deve ser feito e se no final do ano apresentar prejuizo, esse valor se tornará um saldo negativo para compensar com perdcomp.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

José Fernando Pereira Rodrigues

José Fernando Pereira Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 08:10


boa dia, Heloisa

com relação a sua 1º colocação, o que eu fiz:

lucro contábil
+adição
-exclusão
=lucro antes da compensação
30% prejuizo anterior 2010
=BC
15% em cima da BC
=IRPJ
da BC eu tirei 20.000 e joguei 10% (adicional)

2- OK, estão no Lalur

3- a empresa que trabalha é exportadora, temos pouquissimas operações no mercado interno, em percentual seria + ou - 0,5 %
um detalhe na Per/Dcomp no pedido de ressarcimento, tipo de credito tem pis pasep não cumulativo-exportação e cofins não cumulativo-exportação

a minha idéia, a empresa adquire insumos para produzir o seu produto final que é exportado, ao adquirir esses produtos, ela se credita de pis e cofins, isto é, tenho na contabilidade, um saldo enorme de creditos de pis e cofins de insumos
a pergunta é : posso usar esses créditos ? eu acredito que sim, pois o próprio programa da per/dcomp deixa essa brecha, queria um opinião de outros colegas, por gentileza

4- ok, realmente tem que fazer o pagamento, mas a minha ideia é per/dcomp

5- acho que a controversias, keria outras opiniões, lembrar a empresa que trabalho é exportadora, e como fica o pis e cofins na entrada de insumos ?


Fernando




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.