x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.104

IRPF 2011 Rendimentos isentos e venda de imovel

Giordano Bruno da Silveira

Giordano Bruno da Silveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 20:05

Boa noite,

Tenho as seguinte duvidas:

Rendimentos advindos de ganho em causa judicial deverao serem lancados como rendimentos isentos?

Meu cliente tinha um imovel, era casado.Esse imovel era declarado totalmente em sua DIRPF....Ele separou-se, vendeu o imovel e metade do valor da venda ele passou para sua ex-mulher...como faço esse lançamento na DIRPF 2011?

Obrigado,

Giordano Silveira

Giordano Silveira
Contador - PLENUS Contabilidade
CRC MG 095.494
Atuante na area contabil desde 1999
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 23:50

Giordano
Boa Noite


Qual a natureza desta ganho judicial? Pois em determinadas situações ele é tributado e esse ano a Receita incluiu uma ficha para informar essa tributação.

A ficha é a Rendimentos Recebidos por PJ acumuladamente e a pessoa deve optar em tributar na fonte ou apurar pelo ajuste anual.

Se realmente for isento, vc deve lançar na ficha de rendimento isento cfe itens discrimininados na ficha, se não houver nenhum para enquadrar informe em outros.

Qto a venda do imovel vc eve baixar informando no historico a informação do repasse a ex-mulher e deve preencher a ficha de ganho de capital, lembrando que o saldo final deve ser igual a zero.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 21:05

Giordano
boa noite


O ganho vai depender do custo de aquisiçao, valor da venda, data de aquisiçao, etc... via de regra é 15% sobre o lucro (ganho menos custo)

Sugiro que vc baixe o programa de ganho de capital e preenchendo os dados solicitados ele ja faz a aplicação do fatores de redução que são apurados pela data e já traz o valor devido (ou não) do imposto.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.