x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.613

Ganhos de Capital

EDER DIAS

Eder Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 7 março 2011 | 20:59

Ola, eu tinha uma moto e no ano de 2010 eu vendi a mesma no valor de 4000,00, neste caso eu lancei na declaração IRPF2011 este bem com o saldo de 31-12-2010 zerado.
Pergunto: eu tenho que lançar mais alguma coisa? tipo ganho de capital ou não?
Caso tenha que lançar o que lançar e aonde?

Muito Obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 março 2011 | 22:24

Eder
Boa Noite

Se vc apurou ganho na venda vc deve apurar o valor e informar na Ficha de Rendimento Isento - linha 04 - item a - bens de pequeno valor.

São bens de pequeno valor qualquer bem:

- R$ 20.000,00, no caso de alienação de ações negociadas no mercado de balcão;
- R$ 35.000,00, nos demais casos.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

EDER DIAS

Eder Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 8 março 2011 | 08:40

Heloisa, Obrigado pela ajuda.

Só para entender melhor...
Vamos supor que vou comprar um veículo no valor de R$ 30.000,00.
De entrada dou meu veículo usado no valor de 20.000,00.
Neste caso, não há ganho de capital pois não vendi somente e sim troquei por um de maior valor...Correto? no meu entender só tenho que dar saida e entrada nos bens na declaração de IRPF.

Agora se eu vou comprar um veículo e o valor deste veículo é menor que o meu, neste caso há ganho de capital?
exemplo: meu veiculo vale R$ 20.000,00 e estou trocando por um de R$ 15.000,00. Ganho de R$ 5000,00

Favor verificar se meu raciocínio esta correto...

Grande Abraço e Muito Obrigada pela ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 8 março 2011 | 10:10

Bom dia Eder,

O ganho de capital não se verifica em relação a troca de veiculos (venda de um e aquisição de outro) e sim entre a compra e venda do mesmo veículo.

Vale dizer que não importa se você ganhou ou perdeu na "troca" dos veiculos, o que conta é a diferença entre a compra e venda do seu veiculo. Assim (por exemplo) se você adquiriu um veiculo por 20.000,00 e o vendeu (deu de entrada) por 25.000,00 houve ganho de capital. Se o vendeu por valor menor do que o de aquisição, houve prejuízo.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.