x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 37

acessos 22.623

Newton Cesar Cruz

Newton Cesar Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 11:24

Bom dia, estou fazendo um perdcomp e na hora da transmissao eles pedem para que eu atualize a tabela, porem acabo de baixar o programa, entao porque atualizar tabela.
E tem um detalhe, baixo a tabela e nao consigo abri-la, diz que nao posso executar o programa por nao ter acesso.
Meu programador esta tentando tambem e nao consegue
Alguem teve este problema, como foi resolvido.

Obrigado

NEWTON CESAR CRUZ
Fone. 11 - 998 665 412 cel
Fone. 11 - 2743.3203
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 11:49

Newtom, a partir de 2011, temos que atualizar a tabela (da Selic) mensalmente. Mesmo que você tenha acabado de baicar o programa, tem que atualizar a tabla com as informações de março. Baixe a tabela no mesmo lugar onde você baixaria o programa e salve no seu computador. O arquivo é zipado, então você tem que extraí-lo. Abra a Perdecomp e vá no meu onde você recupera as cópias de segurança (estou em casa e não tenho o programa instalado aqui). Lá tem a opção de atualizar as tabelas. Daí é só localizar o arquivo, gravar novamente a declaração e transmitir.

Newton Cesar Cruz

Newton Cesar Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 11:52

Isis obrigado pela informacao,

Porem quando eu tento abrir o arquivo zipado ele nao abre diz que nao tenho permissao para isso.
Por acaso vc nao tem ai o arquivo sem ser zipado.

Obrigado

NEWTON CESAR CRUZ
Fone. 11 - 998 665 412 cel
Fone. 11 - 2743.3203
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 11:57

Newton, você tem programas para extrair o arquivo zipado? Na minha máquina na empresa, basta clicar com o botão direito e ir em Extrair Aqui. Não tenho o arquivo em casa, e como é uma atualização que você terá que fazer mensalmente, o ideal é que você acerte o procedimento no seu micro.

Newton Cesar Cruz

Newton Cesar Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 12:54

Isis, mais uma vez muito obrigado e que Deus a abençoe sempre.

Consegui atualizar a tabela, mais nao me pergunte como...rssss

Mais uma vez muito obrigado, e se precisar de algo coloco-me a vossas ordens.

NEWTON CESAR CRUZ
Fone. 11 - 998 665 412 cel
Fone. 11 - 2743.3203
J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 16:24

Boa tarde, pessoal!

Quanto a atualização da tabela, é exatamente como os colegas já informaram. Para facilitar um pouco mais, siga os seguintes passos:

No menu do programa, Ferramentas / Atualizar Tabelas do Pograma / (indicar a localização do arquivo - depois de tê-lo descompactado, caso contrário não abre).


Aproveitando a situação, estou com um probleminha e queria saber se um dos amigos já passou por isso, pra poder me "dar uma luz":

Estou com umas declarações que não foram enviadas ainda (não sei exatamente porque do atraso, só me passaram a cópia de segurança).

Me deparei com a seguinte situação:

1) Com a versão 4.5 não consigo restaurar a cópia de segurança de versões porque foram geradas em versões anteriores;

2) Com as versões anteriores do programa não consigo enviar, por já ter disponível um versão atual (no caso, a 4.5).


Entrei em contato com um Auditor da RFB, que não me deu certeza, mas informou que pela situação, possivelmente terei que refazer todas as declarações na nova versão do programa, só assim vou poder transmitir. Mesmo assim, ele ficou de fazer uma consulta interna, e pediu que eu entrasse em contato novamente na terça-feira.

Pergunto aos colegas: Alguém já se deparou numa situação semelhante? Alguém teria uma solução pra isso, ou de fato, tenho que refazer todas as declarações?

Grato aos que puderem de alguma forma ajudar.

Abraço a todos!



J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Anderson Mendes

Anderson Mendes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 18:40

José boa noite, eu fiz atualização conforme você falou, mais mesmo assim quando tento transmitir ele me da a mesma mensagem que você falou. Minha solução foi fazer ela novamente na versão 4.5

Marcos Rafael Messias

Marcos Rafael Messias

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 09:42

Bom dia, estou com problemas na taxa selic, fiz uma declaração de saldo negativo de 2010 em Janeiro e como não tinha a selic fechada usei 1%, em fevereiro não fiz nenhuma perdcomp logo irei atualizar pela taxa de Fevereiro porem em Março fui fazer mais uma e como não tenho a selic de março usei 1% logo a selic acumulada é de 1% de Jan + 0,84% de Fev e 1% de Mar = 3,84 mais o programa diz que esta errado e o certo seria 2,70, qual esta correto?

Muito Obrigado.

J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 10:00

Bom dia, Marcos!

No caso, a taxa real de janeiro (que na ocasião vc ainda não tinha) é de 0,86%.

Então ficaria:

0,86 + 0,84% + 1,00% = 2,70%


Espero ter ajudado.

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Marcos Rafael Messias

Marcos Rafael Messias

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 10:51

Mais se for assim me credito atualizado ficara diferente, se a RFB me permitir usar 1% quando não tenho, ex

Saldo negativo de R$ 1.000,00 mais 1% de Jan vou ter 1.010,00 e compenso apenas 10,00 logo meu novo saldo sera de 990,10
Em Fev irei atualizar 0,84% com selic acumulada de 1,84% novo credito atualizado de R$ 1.008,32

Saldo negativo de R$ 1.000,00 mais 1% de Jan vou ter 1.010,00 e compenso apenas 10,00 logo meu novo saldo sera de 990,10
Em Fev irei atualizar 0,84% com selic acumulada de 1,70% porem se eu adotar 0,86% de Jan meu novo credito original não sera mais de 990,10 e sim 990,09,

Quer dizer que é permitido usar 1% qunado for efetuar a dcomp porem ao sair a selic terei que esquecer o 1% é usar o valor divulgado pela RFB, imagina contabilizando isso vou atualizar 1% mais depois estorno o lançamento e lanço só o 0,86% ?

Obrigado.

J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 13:49

Daniel:

Estou na mesma situação. Mas no meu caso (de repente seja o mesmo que o seu), é que atualizei as "Tabelas do Programa", lá no menu Ferramentas. Até aí, tudo bem.

Não estou transmitindo porque exibe a seguinte mensagem:

"A transmissão não foi concluída. Esta delcaração foi gerada com uma versão antiga das "Tabelas de Códigos de Receita". Por favor, atualize a versão das tabelas no programa gerador..."

Entrei em contato com a RFB, e até agora não consegui uma instrução para efetuar esta atualização de Tabelas de Códigos de Receita.

Se alguém puder dar uma força...

Grato!

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 13:07

Marcos, o 1% só vale enquanto a Receita ainda não divulga a taxa do mês. No mês seguinte temos que fazer o ajuste, pra mais ou pra menos. No site da Receita tem uma tabela com os indices acumulados, no mesmo lugar onde você consulta a Selic do mês.

Arnaldo Trindade

Arnaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 12:28

Prezada Barbara,
Vc deve fazer uma perdComp indicando como tipo de crédito: pagamento a maior ou indevido e lá colacar os valores pagos indevidamente um por um. Lembrando que esses valores também devem ser informados na DCTF, pois pelo contrário a RFB não irá habilitar o credito e a empresa pode receber noticações de indeferimento posteriormente.

Arnaldo Trindade

Arnaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 08:59

Bárbara, a RFB dificulta o máximo formas de compensação, restituição, pois representa diminuição de entrada de recursos.
Na DCTF vc precisará informar sim esses recolhimentos indevidos ou a maior, lembrando que no campo valor devido vc colocará zero e informará o valor pago logo abaixo, dessa forma estará habilitando o credito na RFB.
Atenciosamente.

J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 13:23

Boa tarde, pessoal!

Prezada Isis D Avila:

Quanto a esta informação de 1% da Taxa Selic, no mês corrente (quando ainda não temos a alíquota correta) tudo bem... mas quanto a este ajuste, não tinha informação quanto a isto. Vc poderia me informar onde encontro tal informação?

Porque até então, sabia que utiliza-se 1% mas não teria que reajustar.

Grato

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 13:29

José, verifique no site da Receita (e no programa Sicalc) a forma do cálculo. não sei se na tela onde tem os indices acumulados tem a legislação.

Bárbara, ao invés de solicitar a restituição, te aconselho a fazer a compensação destes valores com outros impostos devidos. Isto porque a restituição pode demorar 5 anos para ser paga e a compensação é imediata, sendo que a Receita tem este mesmo prazo para analisar.

Corrija a DCTF de maneira que fique demonstrado que o darf foi pago a maior. Você precisa fazer uma decomp para cada crédito e a data do envio vale como a data do pagamento do darf, portanto tem que enviar antes do vencimento do imposto que você está compensando. No site da Receita tem um curso à distância sobre isto.
Na DCTF do imposto que você está compensando com este pagamento a maior, você tem que informar esta compensação (Guia pagamento indevido ou a maior).

Arnaldo,
, a DCTF não aceita que o valor pago do débito seja zero. Se todo o darf foi pago incorretamente (se não teve débito no período, por exemplo), ele não deve ser informado na DCTF. A Receita vai ter este pagamento, mas ele não estará vinculado a nenhum débito, o que habilita a compensação.
Se somente parte do débito é indevida, deve-se informar no Valor do débito o valor correto (menor), preencher o darf conforme foi pago e no valor pago do débito informar quanto daquele darf foi usado pra quitar o débito. Fazendo assim, a Receita entende que aquele darf está vinculado à um débito mas queb está 'sobrando' um valor a ser compensado.

Jorge Pedrosa Espinoça

Jorge Pedrosa Espinoça

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 16:21

Boa tarde!!


Na decomp os juros e multas de um pagamento indevido podem ser compensados?

Exemplo:

Periodo de Apuração: 31/03/2009

Código da Receita : 2089

Vencimento : 30/04/2009

Valor Principal : 1.231,38

Valor da Multa : 246,27

Valor dos Juros : 31,15

Valor Total : 1.508,80

Data de pagamento do Darf : 31/07/2009


Grato

Arnaldo Trindade

Arnaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 17:46

Boa tarde a todos, desculpe a demora para responder...
Isis vc está coberta de razão a DCTF realmente não aceita vlr do débito igual a zero, o que eu quis dizer foi que o valor do principal em relação ao valor pago devem ser diferentes para dessa forma habilitar o crédito.
Ao preencher o pagto com DARF o contribuinte deve colocar o valor principal diferente do valor pago do débito.
Exemplo: Vlr apurado: R$ 100,00 Valor recolhido R$ 1.000,00
Na DCTF entendo que ao preencher o pagamento com DARF o contribuinte deve colocar o valor principal R$ 1.000, e o valor pago do débito R$ R$ 100, dessa forma estará habilitando um crédito de R$ 900, para posterior utilização via PerdComp.
Agora se não havia nenhum vlr a recolher e mesmo assim ocorreu o pagto, se o contribuinte preferir também pode informar como vlr apurado 0,01 e valor recolhido R$ 1.000,
Jorge,
Em relação a multa e juros, ao preencher o programa da PerdComp coloque como credito o total pago, assim estará se aproveitando também da multa e juros pagos indevidamente.
Veja também a orientação da DCTF para evitar indeferimento.

Sucesso a todos.

Erica V.

Erica V.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 12:19

Oi pessoal, estou tentando fazer uma per/dcomp de pagamento indevido/a maior cujo o credito é de IRPJ (a empresa pagou 2 vezes o mesmo darf que venceu dia 28/01/2011).
Eu já fiz uma 1ª declaração de compensação no dia 14/03/2011 na versão 4.5 mas sobrou credito. Fui utilizar e saldo do credito em uma nova declaração de compensação, no momento da abertura dessa nova declaração, marquei a opção que já tinha sido informado em uma declaração anterior, mas apareceu o seguinte aviso:

" A partir da versão 4.4 do PER/DCOMP, na criação de uma Declaração de Compensação cujo crédito é oriundo de pagamento indevido/a maior, a Caixa de Verificação Informado em Outro Per/Dcomp só deverá ser marcada nos casos em que o Darf apresenta data de arrecadação com mais de 5 anos em relação a data de criação. Nesta situação o PER/DCOMP inicial deverá se referir a um pedido de restituição, ou, para casos de retificação transmitidos até 31/12/2010, o PER/DCOMP inicial poderá ser uma declaração de compensação. Para prosseguir na criação desse documento é necessario desmarcar a Caixa de Verificação Infomado em Outro PER/DCOMP

Será que agora precisamos fazer primeiro um Pedido de Restituição para depois fazer a declaração de compensação?

obrigada

Erica

Joben borges

Joben Borges

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 08:04

Bom dia galera.

TENHO A VERSAO 4.5 DO PERDCOMP.

Estou tentando importar o arquivo TXT gerado pelo SISTEMA:

E AO IMPORTAR APARECE O ERRO:

"Arquivo selecionado não apresenta nenhum registro do tipo R13. Notas Fiscais de Entrada/Aquisição."

Alguém já passou por esse erro? Podem me ajudar?

Tenho que entregar hoje !

Muito obrigado

CONTATO @Oculto

abraço

ERIC

Eric

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 13:02

Gente tenho a seguinte duvida questão

Tenho 2 clientes que tem IRPJ negativo a muito tempo e venho fazendo PERD/Comp pra compensar e eles não vem pagando IRPJ porem eu somente ate o momento faço a compensação com o proprio IRPJ devido nos Trimestres eu posso me creditar deste valor para outros Impostos ? Tipo o valor de IPRJ negativo usa-lo para compensar CSLL ou PIS e Cofins ????? Se eu posso qual legislação fala que posso me compensar de um determinado imposto em outros impostos????? Atravez do PERD/Comp...... ?????

Abçs.
Eric
ContabilNew Contabilidade
Email.: [email protected] Site.: https://www.contabilnew.com
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.