x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.054

Carlos Augusto Ramos

Carlos Augusto Ramos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 14:41

Boa tarde Saulo,


Sei que está sempre pronto a ajudar e estou tentando obter uma resposta junto aos órgãos mas tá complicado. Você saberia ou poderia me informar qual ou quais procedimentos se há que existem para uma empresa exportar ou importar? ele foi criada recentemente e está enquadrada no simples nacional. Ela fará transações nacionais e internacionais.

Grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 17:33

Boa tarde Carlos,

A alternativa mais sensata (e "segura") pelo menos até que você se familiarize com todo o processo de importação e exportação, ainda é a de contratar um empresa que promova tais transações por sua conta e ordem.

Estas empresas cuidam não só da burocracia do processo em sí junto a Receita Federal, como também da nacionalização das mercadorias importadas, da indicação de potenciais clientes no exterior e etc.

Certamente depois do pontapé inicial e de duas ou três operações, você terá condições de realizar tais transações sem a participação de terceiros.

...

Carlos Augusto Ramos

Carlos Augusto Ramos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 13:04

Boa tarde Saulo,

Aproveitando, saberia me informar se uma empresa que não estava obrigada à entrega da DIRF, se o fizer agora, pagará multa? eu penso que não, pois, a multa é no caso de empresas obrigadas nao é?A pergunta é porque um amigo caiu na malha fina por 2 anos e uma pessoa da receita o informou que agora provavelmente vai cair sempre. O motivo que caiu na malha foi pq nao declarou DIRF de algumas fontes pagadoras, mas elas não estavam obrigadas. Ele levou os documentos na Receita e deu tudo certo, mas imagina fazer isso todos os anos??
Eu achei um absurdo isso, mas... saberia me dizer algo sobre isso?

Abraço,

SILVIA ROCHA

Silvia Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 08:56

Carlos,

Com relação às importações e exportações, lhe digo que o processo é bastante simples, precisará de duas coisas principais:
01 - Se cadastrar junto à Receite Federal, no Radar.
02 - Contratar um despachante aduaneiro bom e de confiança.

Na empresa onde trabalho temos um que utilizamos a mais de quinze anos, ele poderia lhe auxiliar quanto ao cadastro junto ao Radar também, como não sei se posso dar o nome dele aqui, pois poderia ser caracterizado como propaganda.

Obrigada,

NOTA DA MODERAÇÃO: Mensagem editada por conter oferecimento de material de por e-mail, o que é contrário às Regras do Forum. A função do Fórum é atender os usuários como um todo, e não apenas individualmente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.