x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 22

acessos 12.332

preenchimento declaração imposto de renda!

valmir dos santos rodrigues

Valmir dos Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 14:54

boa tarde amigos do forum!!!!! to passando pra pedir ajuda quanto ao preenchimento da declaração do imposto de renda pelo programa da receita federal!!
sou novo nessa area e por isso tenho tantas duvidas!! queria saber onde eu coloco os valores vindos do informe de rendimento anual do empregado? queria saber tambem onde eu informo os valores das contas corrente e poupança!!!


desde ja agradeço!!!

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 15:00

Boa Tarde Valmir,

Os rendimentos você irá colocar na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular, e as contas corrente e poupança na ficha Bens e Direitos.

Maria Claudia Schwaigert
Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 12 março 2011 | 23:08

Valmir, boa noite.

No próprio sistema da receita existem algumas orientações, quando você estiver em qualquer tela e tiver com dúvida "aperte o F1" que ele abrirá um quadro de pesquisas.

Existem também do lado inferior esquerdo, um tópico chamado Ajuda - Na base instruções você encontra orientações quanto as regras de preenchimentos.

Também tem no site da receita federal uma orientação em pdf ao IRPF 2011.

Espero ter ajudado.

Vagner Chaves Porto

Vagner Chaves Porto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 11:02

Ola

Eu estou fazendo a minha prima declaração de impostos de renda
Porem tem muitas duvidas, vou fazer varias perguntas sobre isso.

1. Fiz compras em vários lugares e pedir nota fiscal paulista tenho que informa? Em qual campo informo?
2. Faço faculdade e eu pago a faculdade e tenho algum beneficio quanto a isso. E em qual campo informo?
3. Tenho um carro em qual campo eu informo?
4. Tenho uma filha e pago escola para tenho algum beneficio quanto a isso e qual campo informa?


Agradeço atenção
Parabenizo a idéia de ajuda a quem precisa quanto declaração de imposto
E assunto meio complicado

valmir dos santos rodrigues

Valmir dos Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 11:11

gente muito obrigado pelas ajudas ja prestadas!!!


to tentando gravar uma declaração que deu imposto a restituir! dai pede os dados do banco que esse cliente vai receber essa restituição!!

o banco que ela possue conta é o banco do brasil só que quando vou transmitir a declaração me da uma mensagem de erro dizendo que a agencia nao é desse banco! ja tentei gravar ela com os dados do banco popular 073 e tambem pelo banco multiplo 069!!! se alguem ai ja teve esse problema e puder me ajudar eu agradeço!!



abrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 17:25

Boa tarde Valmir,

Certifique-se que o Número da Agência à ser informada é o que consta do Extrato e que você a informou sem o Digito Verificador.

Não há outra explicação pera recusa de transmissão.

...


Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 10:22

Bom dia Vagner,

Bens financiados devem sim serem lançados no IR 2011, pois, existe a dívida, e existe o bem. Lembrando que os bens devem ser registrados pelo custo e não valor de mercado.

NF paulista devem sim ser lançados como rendimentos isentos e não tributados.


Espero ter ajudado.

Vagner Chaves Porto

Vagner Chaves Porto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 10:33

ola me ajuda
então nota fiscal paulista eu so lanço o que eu ganhei de imcs correto.
o que o valor pago da compra eu não lanço.
conforme o bem eu laço em bens mesmo mais eu comprei ele no ano de 2008 mesmo assim eu lanço com o valor do custo.

se caso eu tem um bem ele e meu ele ja esteja.eu lanço como valor do custo.

quero agradeçe pela ajuda.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 10:59

Vagner bom dia.

NF paulista - lançar o valor recebido.

Bem - Independentemente do dia em que adquiriu o imóvel, você tem que lançar. Por exemplo: em 2008 voce não estava obrigado a fazer a declaração de IR. Agora em 2011 voce está obrigado, então, tem que refletir sua situação patrimonial em 31.12.2010.

Devem ser lançados pelo custo: Que é o valor pago no imóvel + melhorias efetuadas + juros pagos + custos de transferencia da escritura e etc. Consulte instrução Normativa 84/2001.

Espero ter ajudado.

valmir dos santos rodrigues

Valmir dos Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 11:59

bom dia amigos do forum!!!

tenho 2 duvidas no preenchimento da declaração de imposto de renda a primeira é como devo lançar uma conta bancaria "corrente" onde o saldo em 31/12/2010 ta saldo negativo. a outra é quanto a bens financiados, devo fazer o lançamento total desse bem mesmo nao ter pago ele integralmente? e é preciso declarar que eu moro numa casa aluga?? onde eu ponho essa despesa? visto que nao foi encontrado por mim nenhum campo onde posso fazer essa descrição!! me ajudem ai por favor!!!
desde ja agradeço!!!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 13:18

Valmir
Boa tarde


O saldo negativo em conta corrente deve ser informado na Ficha de Dividas e Onus com o codigo 11 - Estabelecimento bancario.

O bem financiados vc deve lançar o valor pago até 31/12/2010 e não informar a divida, apenas descreva no historico do bem que o mesmo esta financiado.

Não há necessidade de informar o aluguel pago, embora há codigo especifico na ficha de pagamentos e doações - 70 - alugueis de imoveis.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

ALDA CANDIDA DE OLIVEIRA MENDES

Alda Candida de Oliveira Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:45

olá, tudo bem?
sou servidora pública e meu filho é incapaz e pensionista de um órgão público. declaro ele como meu dependente e na declaração de rendimentos dele consta o recolhimento da contribuição previdenciária oficial. gostaria de saber se devo lançar esse valor, já que é dedutível, mesmo ele sendo isento e como devo fazer o lançamento? devo somar ao valor da minha contribuição previdenciária? grata. a.m.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 14:49

Alda
Boa tarde


Vc deve lançar vinculando ao rendimento do dependente conforme informe de rendimento fornecido,esses valores foram descontados pela fonte pagadora do pensão de seu filho.

O valor não deve ser somado a sua contribuição, todos os rendimentos deverão ser informados em ficha propria para o dependente.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Ariane Vasconcelos

Ariane Vasconcelos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 18:54

POr favor,tinha um veículo financiado . Ano passado a financeira fez uma valor bem menor para quitação, então foi feito um acordo em uma loja, esta pagaria este valor oferecido pela financeira e ficaria com o carro,transferia o nome etc e foi feito. Enfim, a pergunta é: não coloco mais este carro em bens pois já foi repassado e não está mais em meu nome, não é isso? Em dividas,zero o valor de 31/12/11 mas,tenho que colocar (escrever mesmo)que este veículo foi vendido? O que devo escrever? Agradeço muito!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 11 março 2012 | 09:09

Bom dia Ariane,

Exatamente!

No campo "histórico" da ficha de "Bens e Direitos" referente a este veiculo você deve completar o histórico mencionando que foi alienado à loja (mencione a razão social e o CNPJ) na data de....... por R$ ....... Deixe o campo "Situação em 31/12/2010" com o valor que estava na sua ultima DIRPF e o campo "Situação em 31/12/2011" em branco (zerado).

Nada deve ter sido informado na ficha "Dividas e Ônus Reais" pois se o carro foi financiado, certamente estava alienado a Financeira e a dívida não deveria ter sido informada.

...



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.