x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.392

IRPF 2011 Como declarar venda de imovel + Consorci

Cristiano Gilberto

Cristiano Gilberto

Iniciante DIVISÃO 4, Bancário(a)
há 13 anos Domingo | 13 março 2011 | 22:58

Boa Noite,

Estou com a seguinte duvida no IRPF 2011:

1. Tinha um Apto que vinha declarando normalmente, vendi 2010 por 97 mil;

2. Adquiri uma carta de consorcio para construção em 2010 no valor de R$140 mil.
Obs: Ja possui o terreno.

3. O consorcio foi contemplado 2010, com lance que dei e paguei da seguinte forma:
- R$67 mil em dinheiro (venda do Apto)
- R$40 mil da própria carta de credito, ou seja minha carta reduziu de R$140 para R$100 mil;

4. Ja apliquei R$100 mil na construção sendo:
- R$ 50 mil que recebi da carta de credito e
- R$50 mil recursos proprios.

5. Ganhos de capital: Ainda sobre a venda do apto, como possui um terreno posso me beneficiar pela isencao de unico imovel residencial, ja que de acordo com o disposto no art. 2.º, parágrafo 9º da IN SRF 599/2005, considera-se imóvel residencial a unidade construída em zona urbana ou rural para fins residenciais.

6. O valor da venda 97 mil do apto paguei 6% de corretagem ou seja recebi efetivamente somente 91.180 declaro por este valor ou 97 mi;?

Como faço para declarar tudo isto no IRPF 2011.

Obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 18:07

Cristiano
Boa tarde


Segue informações:


1. Tinha um Apto que vinha declarando normalmente, vendi 2010 por 97 mil;
> vc deve baixar o bem na ficha de bens e direitos informando para quem foi vendido e o valor. além disso deve preencher o programa de ganho de capital e exportar a informação para o seu IR (neste preenchimento o programa irá apurar se houve ganho de capital e imposto)

2. Adquiri uma carta de consorcio para construção em 2010 no valor de R$140 mil.
Obs: Ja possui o terreno.

> vc deve reconhecer como bem conforme valor que foi pago por ela


3. O consorcio foi contemplado 2010, com lance que dei e paguei da seguinte forma:
- R$67 mil em dinheiro (venda do Apto)
- R$40 mil da própria carta de credito, ou seja minha carta reduziu de R$140 para R$100 mil;

> o consorcio não contemplado vc deve baixar informando os dados acima e deve incluir o bem contemplado (vide situação anterior)


4. Ja apliquei R$100 mil na construção sendo:
- R$ 50 mil que recebi da carta de credito e
- R$50 mil recursos proprios.
> O valor gasto na construção deve serinformado como melhoria no bem em que esta sendo contruido


5. Ganhos de capital: Ainda sobre a venda do apto, como possui um terreno posso me beneficiar pela isencao de unico imovel residencial, ja que de acordo com o disposto no art. 2.º, parágrafo 9º da IN SRF 599/2005, considera-se imóvel residencial a unidade construída em zona urbana ou rural para fins residenciais.
> se vc já possuia o terreno não pode utilizar do beneficio de unico imovel, como imovel a receita entende por imovel, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural

6. O valor da venda 97 mil do apto paguei 6% de corretagem ou seja recebi efetivamente somente 91.180 declaro por este valor ou 97 mi;?>O valor de corretamente pode integrar ao custo para apurar o ganho de capital


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Cristiano Gilberto

Cristiano Gilberto

Iniciante DIVISÃO 4, Bancário(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 09:06

Perfeita Heloisa, solucionou minha sobre a Venda do imovel.

Mas em relacao ao consorcio + construcao ainda fiquei com duvidas...

1. A carta de consorcio para construção em 2010 no valor de R$140 mil foi adquirida e contemplada em 2010.

2. O consorcio foi contemplado 2010, com lance que dei e paguei da seguinte forma:
- R$67 mil em dinheiro ( da venda deste mesmo Apto, que vc me ajudou a entender)
- R$40 mil da própria carta de credito, ou seja minha carta reduziu de R$140 para R$100 mil. Na contrato do consorcio continua 140 mil.

3. Ja apliquei R$100 mil na construção sendo:
- R$ 50 mil que recebi da carta de credito e
- R$50 mil recursos proprios

Como faço para declarar tudo isto no IRPF 2011, valor gasto na construcao, valor recebido do consorcio, valor Pago do lance + prestacoes do consorcio,, enfim todos estes valores

Obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 11:41

Cristiano
Bom Dia


Segue:

1. A carta de consorcio para construção em 2010 no valor de R$140 mil foi adquirida e contemplada em 2010.
> como o consorcio foi utilizado para adquirir um bem só informe o historico e mantenha zerado em 12/2010

2. O consorcio foi contemplado 2010, com lance que dei e paguei da seguinte forma:
- R$67 mil em dinheiro ( da venda deste mesmo Apto, que vc me ajudou a entender)
- R$40 mil da própria carta de credito, ou seja minha carta reduziu de R$140 para R$100 mil. Na contrato do consorcio continua 140 mil.

> as informações agregas no consorcio vc deve manter no historico e o valor agregar no imovel adquirido.


3. Ja apliquei R$100 mil na construção sendo:
- R$ 50 mil que recebi da carta de credito e
- R$50 mil recursos proprios

> as informações devem ser agregadas no imovel como benfeitorias.


Os recursos próprios para aquisição do imovél serão comprovadas pelo salario e movimentação de redução em conta.

Ao zerar o consórcio para a Receita a analise também é feita pela redução do valor.


Heloisa Motoki

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:16

Boa tarde Idalina

Informe o valor atualizado no campo "Situação em 31/12/2010" e repita-o no campo "Situação em 31/12/2011"

Para atualização do valor utilize a "Tabela de Atualização do Custo de Bens e Direitos" existente no menu Ajuda do Programa na opção "Bens e Direitos" - "Informações dos Bens Conforme a Data de Aquisição"

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.