x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.293

IRPF carro financiado

silvia fernandes

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 13:52

será que alguém pode me ajudar, comprei um carro financiado na agencia em 10/2010, mas devido alguns problemas no carro a agencia me aconselhou trocar por outro carro, troquei em 11/2010 passando este financiamento para este outro carro, tenho nota fiscal dos dois carros como lanco na declaração simplificada de IRPF? tenho que lancar a compra e venda do primeiro carro e depois a compra do carro que estou agora? e os valores devo lancar o valor total do carro ou so a parcela? no caso do carro que adquiri em 10/2010 paguei uma parcela só, as demais paguei ja com o carro que adquiri em 11/2011

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 14:05

Silvia
Boa tarde


O primeiro carro vc deve incluir na ficha de bens e direitos e manter o saldo zerado em 2009 e 2010

IRPF/2011 - Bens e Direitos Adquiridos e Alienados em 2010
No campo Discriminação, informe o valor dos bens e direitos, os nomes e os números de inscrição no CPF ou no CNPJ dos alienantes e adquirentes, as datas e os valores de aquisição e alienação e as condições de financiamento.
Os campos Situação em 31/12/2009 e Situação em 31/12/2010 não devem ser preenchidos.



O segundo carro vc deve incluir na ficha de bens e direitos e manter o saldo zerado em 2009 e considerar em 2010 somente os valores pagos, fazendo desta forma vc não precisa incluir informação na ficha de divida e onus. Informe na descrição que o veiculo e financiado.


Outra forma de declarar o segundo carro é informar na ficha de bens o valor total do carro e na ficha de dividas e onus informar o saldo devedor.


As duas formas de fazer são aceitas pela RFB, mas aprimeira é mais fácil de compor e controlar o valor a ser lançado.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.