x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.061

Imposto Renda Retido na Fonte 2010

Paulo Henrique Almeida de Andrade

Paulo Henrique Almeida de Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 16:05

Eu gostaria de saber por qual motivo o valor do IRRF sobre o 13. salário não faz parte da soma do total de IRRF durante o ano de 2010, o qual é informado no Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte dado pela empresa onde trabalho. Pelo que entendi, o IRRF é descontado do 13. salário, porém não faz parte do campo que informa o total de irrf retido na fonte durante os meses de 2010. É isso mesmo?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 16:36

Paulo Henrique
Boa tarde


Os rendimentos de 13º são considerados como rendimentos sujeito a tributação exclusiva, os valores retidos de IRRF não são passiveis de restituição, similar ao que ocorre com as aplicações financeiras

IN 15/2001
Rendimentos Tributados Exclusivamente na Fonte
Art. 6º São tributados exclusivamente na fonte
(...)
XV - valores recebidos a título de gratificação natalina (13º salário);




Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.