x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.826

plano de saude unimed empresarial pode ser deduzid

Jose Carlos Jacob

Jose Carlos Jacob

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 16:37

Boa Tarde!!!

Alguem pode ajudar neste assunto.

Tenho um cliente que tem aquele plano da Unimed empresarial onde a empresa paga a taxa mensal de R$ 9,00 por cada dependente, mas os valores referente as consultas e exames laboratoriais e outros os valores são descontados de seu salario, estes valores eu posso lançar com despesas dedutiveis no IRPF 2011, ou nao são dedutiveis, no caso se for a unimed teria que me informar os valores gastos com cada dependente.


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 16:39

José Carlos
Boa tarde


Só podem ser inclusos no IRPF como despesa dedutivel os valores pagos (ou descontados em folha), a taxa mensal se for paga pela empresa integralmentenão pode ser utilizado para fins de dedução.

Lembrando que os valores pagos pelos funcionarios foi objeto de informação na DIRF2011 para os beneficiários obrigados.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 10 junho 2012 | 11:28

Bom dia Heloisa e colegas.


Tenho a seguinte situação: Uma empresa é intermediaria de plano de saúde pago pelos funcionários, ou seja, a empresa fez o plano com a finalidade de ajudar os funcionários por ficar mais barato, a empresa não arca com nenhum valor sobre o plano de saúde, e o sindicato da classe não obriga que a empresa pague plano de saúde aos funcionários.

Minha dúvida é a seguinte: Pode ser descontado em recibo de pagamento de salário do funcionário mensalmente, o valor do plano de saúde sendo que a empresa só faz repassar os valores? Se a resposta for não, posso colocar esse valor referente o plano com adiantamento de salário?

Agradeço a atenção

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:57

Sol
Bom dia


Tudo que se refere a funcionários, principalmente pagamentos devem transitar pela folha de pagamento, isso evita que vc crie passivos que possam ser questionados na justiça.

Via de regra vc pode descontar o plano integralmente no salario, mas antes de faze-lo verifique junto ao sindicato se há algum dispositivo que trata de plano de saude.

Lembrando ainda que tais informações devem ser prestadas na DIRF separando cada titular e dependentes.



Heloisa Motoki


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.