x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 5.111

IRPF - Plano de Saúde

EDER DIAS

Eder Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 21:12

Ola, Pago parte do meu plano de saúde em folha de pagamento da empresa.
Então no informe de rendimentos veio no item 6.Informações Complementares:
Plano de Saúde - Empresarial
Operadora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Titular: valor 215,60

Pergunta: eu declaro normalmente EM PAGAMENTOS E DOAÇÕES EFETUADAS no item Valor Pago: 215,60 e Reembolso deixo em Branco?

Obrigado

Ederli

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 23:16

Boa noite Eder,

VocÊ deve preencher a área reembolso se você tiver de fato reembolso, pois, o valor que você pode deduzir é o valor de fato pago.

Por exemplo: você gastou 5.000,00 despesas médicas, só que o convênio te reembolsou 3.000,00, então de fato, você pode deduzir somente 2.000, que é o que você gastou em despesas médicas.

Espero ter ajudado.

Caio

Caio

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 10:40

Ajuda:
clique aqui
Pra um salário de R$ 3.560,00 quando deduz INSS, tem a seguinte mensagem abaixo:
Senhor contribuinte,
Apesar de o seu rendimento estar na faixa de 22,5 % , sua alíquota efetiva é de 6,02 % .

Alguém pode me explicar o porquê?
Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 13:46

Boa tarde Caio,

Isto ocorre porque aplica-se a Tabela Progressiva do Imposto de Renda sobre os rendimentos e esta obedece a cinco limites ou faixas, sendo a primeira (até R$ 1.499,15) isenta e as seguintes sujeitas as aliquotas de 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5% sucessivamente.

A média (valor do imposto dividido pelo total dos rendimentos ) é que dá também um percentual médio (faixa de aliquota) menor do que a mais alta aplicada na tabela. Faça a simulação e você compreenderá melhor.

Na verdade é uma forma que a Receita Federal encontrou para provar que a "mordida do leão" não é tão forte assim.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.