x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 12.570

Receita de Holdings

Ana Cecília Vale Lima

Ana Cecília Vale Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 16:37

Eu trabalho em uma industria, e os sócios resolveram abrir uma holding para investir nessa insdustria e por consequencia a holding tornou-se o sócio majoritário por causa do alto investimento. A minha duvida é a seguinte; a indústria gera receita através das vendas, assim gera os impostos e eu declaro na minha DACON e DCTF. Então, qual é a receita da Holding? Como eu declaro na DACON e na DCTF a receita da holding? E como será feito o cálculo dos impostos da mesma?

ENOS PEREIRA MORAIS

Enos Pereira Morais

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 10:21

Bom dia Ana Cecília,

Veja bem...

As holdings podem ser puras ou mistas.
Quando ela é pura, ou seja, quando ela existe puramente para a participação em outras sociedades, ela não terá receita, e sim percepção de dividendos (recebe distribuição de lucros da empresa que ela é sócia). Desta forma, esses valores não mais serão tributados, uma vez se trata de lucro (lucro não é tributado nem mesmo quando recebido por PF), e que todas as receitas desta empresa (a que distribuiu os lucros) já foram tributadas em sua operação normal.
Porém se a holding for mista, ou seja, se ela além de ter participações societárias, ela também exercer alguma atividade operacional, gerando receita, então exclusivamente essa receita gerada deverá ser tributada, segundo os moldes de cada operação e opção de tributação, não sendo tributado os valores recebidos na forma de lucro.
A DCTF e a DACON deverá serguir o mesmo procedimento das outras empresas em geral. O que não será tributado será somente os valores recebidos na forma de lucro pela holding da sociedade investida.

Espero ter esclarecido.

Att,

Enos Pereira

CRISTIANE LANTIN

Cristiane Lantin

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:49

Ana, boa tarde

Uma holding que participa de outra empresa, precisa no final de cada exercício promover a equivalência patrimonial sobre o resultada da empresa do qual ela é proprietária.

A receita ou despesa desta equivalência é isenta de tributos, porém deve ser contabilizado caso a participação na empresa seja superior a 30% do capital social.


Cristiane Lantin

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.