x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 8.240

Calculo do Simples Nacional

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 10 maio 2007 | 22:40

Boa noite Luis,

Custo a crer que uma planilha desenvolvida no Excel possa ajudar quando não se sabe ao certo as regras definitivas que determinarão os cálculos do Simples Nacional. Tanto isto é certo que nem a Receita Federal do Brasil, que por lei deverá desenvolver e disponibilizar um programa para os referidos cálculos o fez ainda.

Pressupõe-se que o referido programa esteja disponível nos meados do mês vindouro. Se assim for, tenha certeza de que partindo dos parâmetros já estabelecidos em lei, muitas planilhas estarão igualmente disponíveis.

Isto quer dizer que atualmente não existem?
Em absoluto! Quero com isto dizer que as existentes estão sujeitas a mudanças tão significativas, que devem servir apenas para atender a legislação nos termos atuais e todos sabemos que muita coisa depende ainda de regulamentação pelo Comitê Gestor.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 11 maio 2007 | 11:19

Bom dia Antonio,

Ao que tudo indica (e como sempre) deverá ficar para última hora. Espera-se que desta feita não hajam prorrogações, uma vez que a Lei 9317/96 tem seus dias contados, pois foi revogada com "data marcada" para 30/06/07. (Artigo 89º da LC 123/2006)

A bem da verdade isto é o que se espera, não quer dizer que não seja prorrogada, pois haverá sempre um novo dispositivo que na última hora resolve "mudar tudo".

Veja o caso da obrigatoriedade da entrega da DCTF para Entidades Imunes, Isentas e outras...

...

MARCELINO DO PRADO

Marcelino do Prado

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 11:35

bom dia

temos ou não temos planilha para calculo do simples nacional

nosso cliente é leigo (para não dizer outra coisa)


marcelino

BOA TARDE

COMO POSSO CONTABILIZAR DESPESAS COM OBRAS EM ANDAMENTO PAGAS POR UMA EMPRESA - QUANDO SÃO ASSUMIDAS POR OUTRA EMPRESA - NA COMPRA DO IMOVEL CONSTRUIDO

MARCELINO
Jucelio Beserra Soares

Jucelio Beserra Soares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 15:20


Boa Tarde, tenho uma empresa que presta Servicos de Pulverização Agrícola, CNAE 01.61-0-01, e foi inclusa no Simples Nacional este Ano, porém agora, térá o 1º Faturamento, pergunto? no AXEXO III, em qual Seção ela se enquadra, estou com essa dúvida, antecipadamente agradeço

iran morais

Iran Morais

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 15:46

A TABELA para calcular o percentual de lucro utilizada no Presumido:
8% - Venda de mercadorias - Transporte de cargas - Serviços hospitalares ...
16% - Serviços de transporte (exceto cargas) - Serviços em geral até 120.000,00.
32%- Serviços em geral.

Pode ser utilizada como base para o mesmo calculo no simples nacional?

Robson José Nardelli

Robson José Nardelli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 16:45

Olá Jucelino, o que deve se fazer quando a receita é 0 é majorar e estimar a receita.
Como assim? por exemplo, a empresa tem faturamento no primeiro mês de 1000,00. Assim sendo multiplica-se 1000,00 por 12 afim de se saber o acumulado, neste caso 12000,00. No segundo mês, supondo que temos um faturamento de 1500,00. Assim somariamos 1000,00 com 1500,00 e dividiriamos por 2, obtendo um valor de 1250,00.
O próximo passo seria montar o acumulado com estes valores:
1000,00 + 1500,00+ (1250,00*10)= 15000,00 de Faturamento acumulado. Logo em seguida, observar no anexo referente ao simples qual alíquota aplicar.

Robson José Nardelli
MARCELINO DO PRADO

Marcelino do Prado

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 21:47

obrigado

meu cliente tem dificuldade para entender - tenho que me esforçar para que ele entenda - mesmo assim agradeço


marcelino

BOA TARDE

COMO POSSO CONTABILIZAR DESPESAS COM OBRAS EM ANDAMENTO PAGAS POR UMA EMPRESA - QUANDO SÃO ASSUMIDAS POR OUTRA EMPRESA - NA COMPRA DO IMOVEL CONSTRUIDO

MARCELINO
André Antonio Velozo Pires

André Antonio Velozo Pires

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 19:01

Senhoeres,

O que o senhor marcelino quer dizer e simples, o cliente gostaria de saber simplesmente de quanto em valores ele deve separar para cada nota que ele der.

Para que ele mesmo faça esta "previsão" de que quanto ele ira pagar de imposto no proximo mes.

sei que esta tarefa e nossa mas se nos formos parar nossas atividades não poderemos dar a devida atenção para os serviços para no qual fomos contratados.

André Pires
Consultor Financeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.