x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.276

Alíquota IRPJ de 32% para 16%

João Carlos

João Carlos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 16:05

Estou em dúvida como devo proceder no caso abaixo, por isso peço gentilmente a ajuda dos nobres colegas.

Uma sociedade limitada, do ramo de representação comercial, tributada à base do lucro presumido, faturou em 2009 pouco menos de 120 mil reais, portanto recolheu o IRPJ à base de 16%. A empresa, por sua vez, na certeza de que iria ultrapassar o limite anual de 120 mil reais no ano de 2010, optou por pagar o IRPJ à base de 32%, porém o objetivo do faturamento não foi alcançado, e fechou 2010 com faturamento inferior a 120 mil reais.

Considerando que foram entregues as DCTF´s confessando a dívida de 32%, bem como o recolhimento sobre este mesmo percentual, pergunto:

A empresa deverá apresentar o PER/DCOMP e retificar todas as DCTF´s para compensar o valor pago indevido?

Este valor poderá ser compensado com os demais tributos federais, como PIS, COFINS, CSLL e o próprio IRPJ a partir do deferimento?

Agradeço antecipadamente.

João Carlos.

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 16:23

A melhor forma para recuperar esse crédito é se a empresa realmente retificar todas as declarações do período (DCTF e DIPJ) .

Corrigindo as declarações (obs.: Na DCTF deverá conter o DARF pago a maior utilizando somente a parte devida) serão feitas as Dcomps com base nas declarações/impostos pagos que assim fica mais fácil da RFB reconhecer o tributo pago a maior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.