x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.048

Extinção de Empresa com Ativo Imobilizado

WASHINGTON

Washington

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 09:31

Bom dia a todos. Estou com um caso e gostaria de maiores esclarecimentos. Estou em processo de baixa de uma empresa que somente agora descobri ter um imóvel registrado em seu nome no cartório (na DIPJ não consta nada pois a última contabilização da empresa foi em 1986). O Distrato Social foi homologado em 2006 e na ocasião foi devidamente designado o sócio responsável pelo ativo e passivo. A questão é que o sócio vendeu o imóvel em fevereiro deste ano, sendo o contrato de compra e venda registrado no cartório como venda direta desta empresa para o comprador final.
Qual seria o jeito correto de proceder para recolher o imposto federal?

** Meu parecer: A legislação determina um prazo máximo de 5 anos para o sócio administrador nomeado no Distrato Social realizar o necessário quanto ao ativo e passivo deixado pela empresa. A venda ocorreu neste período, logo faria-se uma atualização do valor do bem e então se procederia o recolhimento do Ganho de Capital (já sobre a pesso física).

Por favor, estou com extrema necessidade de maiores pareceres sobre o tema. Conto com vocês meus colegas de trabalho.

Grande abraço a todos e desde já obrigado!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.