x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.921

Imposto de Renda - Valor difere pago em Holerith

marcelo jose de sousa

Marcelo Jose de Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Programador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 22:51

Boa Noite Caros Colegas
Recebi meu informe de rendimentos e os valores que constam no mesmo não são os valores reais pagos em holerith e que constam no extrato bancario do ano todo em 2010. E lançando estes valores ainda geraram imposto de renda a pagar!
Minha duvida amigos é: Efetuo o lançamento conforme informe de rendimentos enviado pela empresa, mesmo ciente de que não foi efetuado tal pagamento? Ou efetuo a declaração baseado em meus holeriths de pagamento com o IRRF?
Agradeço qualquer ajuda, pois o prazo esta curto e esta duvida minha é duvida de colegas meus!
Abraços

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 00:36

Marcelo
Boa noite


Sugiro que vc entre em contato com a empresa para correção do seu informe de rendimento, pois se vc fizer com valor do documento poderá estar pagando imposto indevido e se fizer com valores diferentes dos informados pela empresa na DIRF sua declaração ficará retida na malha fina.

Se não houver tempo para correção entregue a declaração para posteriormene retificar, lembrando que após o prazo de 29/04/2011 você não pode mudar a opção - completa ou simplificada.

N 1095/2010 - artigo 7 - Retificação
§ 3º Após o último dia do prazo de que trata o caput do art. 5º, não é admitida retificação que tenha por objetivo a troca de opção por outra forma de tributação.



Espero ter ajudado
Heloisa Motoki


marcelo jose de sousa

Marcelo Jose de Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Programador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 08:26

Bom dia Colegas

Heloisa, obrigado pela ajuda. Ainda tenha mais duvidas, como posso efetuar uma declaração de IRRF com valor diferente do que consta no banco a movimentação bancaria é muito menor que a informada pelo informe de rendimentos!
A empresa já declarou que revisou os informes de rendimento e que os mesmos foram conferidos e estão corretos!

Agora estou neste impasse, declaro com o informe de rendimentos declarado pela empresa que esta maior que os meus rendimentos, conforme extrato bancario ou declaro com os valores corretos que refletem o que eu recebi no banco?

Agradeço toda ajuda

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 17:27

Marcelo
Boa tarde


Declare os valores que foram informados pela empresa, pois o valor oferido a tributação é sempre o bruto, ou seja, na sua folha pode ter havido descontos que não afetam a base de cálculo.

Veja algum caso do seu holerits com o seu depósito em conta e vc perceberá que há valores que abatem do seu salario, mas havendo divergencia contate a empresa para verificação e correção se houver necessidade.


Heloisa Motoki

marcelo jose de sousa

Marcelo Jose de Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Programador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 18:48

Boa tarde Colegas

Heloisa, novamente obrigado e peço desculpas por nao ser claro!
O que acontece é que o valor do informe de rendimentos consta férias e 13o salário, mas estes valores Não Foram pagos. Neste ponto surge essa duvida, declarar algo que nao recebi mas vou pagar o imposto ou declarar o valor que recebi realmente, e estar quite com a receita?
Quanto a correção já foi solicitado e a empresa afirma que esta correto.

Atenciosamente

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 00:35

Marcelo
Boa Noite


Se não foram pagos nao devem constar no seu informe, pois a tributação da pessoa fisica se dá pelo recebimento, regime de caixa.

Se vc não recebeu o valor não deve constar em seu informe e a empresa deverá corrigir o mesmo.

Declarando o valor errado, vc corre o risco de pagar o imposto antecipamente (sem ter recebido) e não ficara na malha fina, pois o cruzamento da RFB será pela sua DIRPF e pela DIRF da empresa.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.