x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.403

IRPF2011 2 fontes -dúvida

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 13:02

Boa tarde coelgas, minha dúvida é a seguinte. Há duas fontes pagadoras, uma fonte ( menor) teve parcela isenta no vr. de R$ 19.424,39, a outra fonte (maior) a parcela isenta é de R$ 19488,95,como não posso utilizar todo, visto que o limite da receita é R$ 19.488,95,surgiu uma dúvida, se eu lançar no IRPf a começar pela maior fonte pagadora eu usarei o abatimento maior,e a segunda fonte a menor eu tenho que juntar o tributável e o isento passando a ser no programa a maior fonte, o que de fato no documento não é. Posso fazer isso, ou tenho que obedecer os informes pela ordem de maior fonte pagadora?
Cristinaém pode me ajudar?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 14:35

Cristina
Boa tarde

Se o contribuinte possui duas fontes que durante o ano se utilizaram da parcela isenta (aposentado com mais de 65 anos) ao fazer a declaração o valor excedente vc deve vincular a qq uma das fontes como rendimento tributável.

As demais informações vc deve obedecer o informe.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 14:50

Heloísa ,
Primeiramente agradeço a sua resposta. No seu entendimento posso usar a parte isenta , independente se no papel a maior fonte pagadora é outra?
Na declaração anterior dele vindo de um outro profissional, eles usaram a menor, daí a minha dúvida...
Obrigada
Cristina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.