x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 616

Débora G.

Débora G.

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 15:52

Boa tarde....
Tenho que fazer uma compensação de pis e cofins ref a 2005 , mas infelizmente o per/dcomp não me dá mais acesso.
Gostaria de saber como posso proceder em um caso assim.
Será que vou ter que entrar com um processo administrativo?
Agradeço desde já ....

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Sábado | 2 abril 2011 | 23:50

Boa Noite, Débora.

1) COMPENSACAO DE CRÉDITOS COM MAIS DE 5 ANOS. O sujeito passivo poderá apresentar Declaração de Compensação que tenha por objeto crédito apurado ou decorrente de pagamento efetuado há mais de cinco anos, desde que referido crédito tenha sido objeto de pedido de restituição ou de ressarcimento apresentado à RFB antes do transcurso do referido prazo e, ainda, que sejam satisfeitas as condições previstas na IN RFB 900/2008.

2) DISPOSIÇÕES GERAIS DA COMPENSAÇÃO. O crédito do sujeito passivo para com a Fazenda Nacional que exceder ao total dos débitos por ele compensados mediante a entrega da Declaração de Compensação somente será restituído ou ressarcido pela RFB caso tenha sido requerido pelo sujeito passivo mediante Pedido de Restituição ou Pedido de Ressarcimento formalizado dentro do prazo previsto no art. 168 do Código Tributário Nacional - que é de 5 (cinco) anos.

3) Os seus créditos foram gerados no ano-calendário 2005 e como passaram-se mais de 05 anos consequentemente estes créditos prescreveram (Veja a IN-RFB no. 900/2008 e o CTN, art. 168).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.