x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 2.402

Retenção de IR

Meirielen

Meirielen

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 08:11

Bom dia

Estou com dúvida no calculo da retenção de aluguel.
Tenho uma empresa que aluga 2 salas de uma mesma pessoa fisica, paga o valor de aluguel igual para as 2 salas com a mesma data de vencimento. Ao declarar na Dirf deu imposto a recolher.
Gostaria de saber se tenho mesmo que fazer o recolhimento de IR todo mes?

Aguardo retorno.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:32

Boa tarde Meirielen

A retenção do imposto de renda sobre os valores pagos a titulo aluguel de Pessoa Jurídica para Pessoa Física é de responsabilidade da fonte pagadora, ou seja, da Pessoa Jurídica.

...

Meirielen

Meirielen

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:24

Saulo boa tarde

Então o cliente PJ terá que somar os 2 alugueis pagos, que no caso é 954,00 cada aluguel e fazer o calculo do IR e emitir um Darf com o cód 3208.
o Darf é no nome da PJ ou PF?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 19:26

Boa noite Meirielen

Exatamente! Se as salas são do mesmo locador e este é Pessoa Fisica cabe a Pessoa Jurídica (locatária) a responsabilidade pela retenção do imposto de renda.

Sendo a locatária responsável pela retenção e recolhimento do Imposto de Renda, este será cobrado dela, logo o DARF deve ser recolhido com o CNPJ e razão social da locatária (Pessoa Jurídica). A falta do recolhimento/poagamento é considerada apropriação indébita.

...

Meirielen

Meirielen

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 09:36

Bom dia

Ainda fiquei com uma dúvida, quando eu faço a retenção de IR sobre o aluguel, o valor é deduzido do valor total do boleto?

Ex. o valor do aluguel é 1900,00, meu IR a pagar é 25,01.

O boleto teria que vir com esse 25,01 descontado do valor total?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.