x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.254

Provião de IRPJ e CSLL com prejuízo contabil

Débora M.

Débora M.

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 11:45

Bom dia !! estou na empresa a 1 mes ..e tenho provisionado na conta de Provisao de IRPJ e CSLL 2010 os valores correspondente a 34% que seria 25 % de IRPJ e 9% CSLL , sendo que a empresa em todos os trimestres teve prejuizo contabil.É certo essa provisão? posso fazer uma provisao mesmo ocorrendo prejuízo. Por favor me aponte a legislação correspondente .

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 23:53

Débora
Bom dia


Se a empresa é tributada pelo lucro real e foi apurado prejuizo fiscal não há como provisionar IRPJ/CSLL pois não se apura o imposto sobre o prejuizo somente com lucro fiscal e tais informaçoes posteriormente deverão ser escrituradas no livro Lalur.

Sugiro que vc verifique se a empresa realmente é tributada pelo lucro real pois no lucro presumido o IRPJ e CSLL é apurado sobre o faturamento e será apurado mesmo que a empresa tenha prejuizo fiscal.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.