x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.404

saída definitiva do país

janaina cesar da silva

Janaina Cesar da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 09:35

Bom dia!
Estou com uma dúvida enorme. Moro na Itália há 6 anos e nunca entreguei a saída definitiva do país, nesses anos sempre fiz a declaração de renda como isenta. Porém em 2009 abri uma empresa ME e desde então declaro imposto de pessoa física e jurídica. Como engravidei duas vezes nesses dois anos de atividade, resolvi fecha-la pq estava somente tendo despesas.
Assim sendo, meu contador disse que seria melhor entregar junto com o IR pessoa física, a saida definitiva com data 2010.
Tenho muitas dúvidas em relação a isso.

Não dá problema entregar a saída do ano 2010 e ter um empresa ME que esta fechando?

Ao entregar a saida definitiva, posso continiuar a ter uma conta corrente e investimentos no Brasil?

No futuro, devo declarar os investimentos que tenho (cdb) mesmo nao tendo rendimentos como salarios, etc????

Acho que por enquanto é isso.
Se alguém conseguir me exclarecer essas duvidas, serei muito grata.
Obrigada
Janaina


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 23:47

Janaina
Boa noite


Por enquanto a RFB não esta fazendo o cruzamento de dados de saida efetiva x declaração de saida, se vc não tem intenção de retornar de imediato ao brasil sugiro que faça a declaração de saida o quanto antes.

Vc pode manter os investimentos no brasil e deve passar a observar a legilação do pais em que vc esta pois eles podem exigir a tributação no local, se fosse o contrario, por exemplo, o Brasil iria exigir a tributação de seus rendimentos no exterior e vc só se aproveitaria de impostos pagos no exterior se houvesse acordo entre os paises.

Sua tributação no brasil será diferenciada caso vc tenha rendimentos como aluguel pois haverá tributação sobre a renda e será definitiva (não pode compensar).


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

janaina cesar da silva

Janaina Cesar da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 08:47

Oi Heloisa, muito obrigada pela resposta.
Entao, se entendi bem é melhor fazer a saida definitiva agora, é isso?
Estava lendo na net e vi q algumas pessoas q a fizeram pagaram um IR altissimo, bem diferente do valor se tivessem feito a declaraçao normalmente. Existe realmente esse risco de ter que pagar mais?

Vc trabalha com isso? Ja teve casos como o meu?
Pq o meu contador nao conhece muito bem essa pratica e estou pensando em procurar outra pessoa pra me seguir, vc estaria disponivel?

Fico no aguardo de um contato.
att.
Janaina

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 15:11

Janaina
Bom dia


Se vc não tem intenção imediata de voltar é melhor fazer a entrega agora, enquanto vc não fizer a saida vc corre o risco de ser cobrada duplamente pq para a RFB vc ainda é residente ou ser cobrada por não ter feito a saida.

Já fiz casos como o seu e por enquanto não tive problemas.




Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.