x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 729

restituiçao irpf previdencia privada

ALEXANDRE ZAPAROLI

Alexandre Zaparoli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 09:38

bom dia amigos do portal contabeis

tenho que fazer uma declaração de IRPF que a pessoa resgatou de previdencia privada no banco itaú R$. 21.500,00 ,teve uma retenção de r$. 5.375,00 e recebeu liquido r$. 16.125,00, meu cliente veio com informação do banco que ele resgataria o valor retido de volta , mas no formulario do banco ele veio como " rendimento sujeito a tributação exclusiva na fonte " no meu entender ele não tem direito a esta restitução o que voces acham, se positivo o que devo fazer ?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 23:40

Alexandre
Boa noite


Vc esta correto, pela informação do informe fornecido pelo banco o plano de previdencia dele é tributado na fonte, se for um plano PBGL peça para que ele verifique no banco se houve alguma informação errada, já tive casos em que o proprio banco errou na emissão do informe.

No governo FHC os planos de previdencia tinham um "incentivo" para que todos pudessem fazer e aproveitassem da previdencia social, no governo Lula houve a mudança da lei em que parte da previdencia passou a ser tributada e nos planos em andamento havia um tempo para definir a forma de tributação.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.