x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.027

Tutela - Imposto de Renda

Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:58

Bom dia,

Estou fazendo uma Declaração de Imposto de Renda, e surgiu a seguinte dúvida:

Minha cliente tem a TUTELA de sua sobrinha (nascida em 1998), que recebeu em 2010 = 11.500,00 (como 'pensão por morte'), nesse caso é obrigatório eu informar a sobrinha dela como dependente ou posso fazer uma declaração de imposto de renda individual para a sobrinha?


Muito grato

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 16:20

Boa Tarde, Rodrigo.

1) Os rendimentos decorrentes de pensão assegurada à dependentes de segurado falecido, ainda que em decorrência de doença grave, caracterizam-se como rendimentos tributáveis e devem compor a base de cálculo para apurar o imposto devido, sujeitando-se inclusive à incidência do Imposto de Renda na fonte.

2) Tendo seu cliente a tutela legal da sobrinha, este poderá declará-la como dependente e a pensão recebida pela sobrinha é rendimento tributável em sua Declaração de Ajuste Anual.

3) Se resultar em IR a pagar maior pelo seu cliente, é melhor a sobrinha fazer sua própria Declaração de Ajuste Anual visto que o valor envolvido está dentro do limite de isenção. Observe que neste caso a sobrinha também não poderá ser dependente do cliente.

Veja que o valor total recebido (R$ 11.500,00) pela sobrinha está fora da obrigatoriedade de fazer a Declaração, pois o valor está inferior a R$ 22.487,25.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 09:19

Minha duvida era:

Se por ela ter a TUTELA, ela seria obrigada a declarar a sobrinha. Mas pelo que eu entendi, eu devo tirar ela e os rendimentos. ja que a sobrinha esta dispensada do IR.

Valeu, muito grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.