x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.564

IRPF 2011 Imposto menor que 10,00

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 15:40

Pessoal

Concluindo uma Declaração IRPF, finaliza com imposto a pagar de R$7,62 (inferior aos R$10,00 mínimo de DARF)

Consultando o "Ajuda", veio a seguinte orientação:

O saldo do imposto a pagar que resultar inferior a R$ 10,00 não deve ser recolhido, devendo ser adicionado ao imposto correspondente aos exercícios subseqüentes, até que o total seja igual ou superior a R$ 10,00, quando, então, deve ser pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislação para este último exercício.

Como trata-se de um cliente exporádico, e pelo perfil dele, provavelmente esqueça desta pendência no próximo ano, estou decidido em entregar-lhe um DARF de R$10,00 indicando dados deste exercício, mas não sei se isso vai resultar em algo problemático lá no Conta Corrente da Receita.

Algum colega tem experiência sobre o assunto?

Agradeço às opiniões e/ou relatos.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 22:58

Boa noite Marco,

Apenas notifique-o que o imposto apurado neste exercicio deve ser somado a impostos apurados em exercicios posteriores até que o total seja igual ou superior a R$ 10,00 quando (então) deve ser recolhido.

Custo a crer que a Receita Federal tenha um controle tão afinado que lhe permita cobrar a totalidade do imposto assim apurado deste contribuinte. Até mesmo porque atingir esta totalidade pode demorar anos.

De qualquer forma, agindo assim você terá feito sua parte sem onerar o contribuinte.

...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 23:23

Marco Antonio e Saulo, boa noite.

Contribuinte algum conseguirá controlar montante até chegar nos R$ 10,00, o que é mesmo impraticável.

Em casos assim, eu lanço algum valor a título de recebimento de PF até alcançar o valor mínimo para pagamento do DARF, a fim de não preocupar-me com insignificantes R$ 10,00 sabe-se lá por quanto tempo.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.