x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 5.838

Darf pago e não informado na DCTF

Aparecida Takita

Aparecida Takita

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 06:29

Bom Dia!!

Peguei uma empresa onde tenho que entregar a dctf do mes de fevereiro e foram pagos darfs dos meses de maio e dezembro de 2010 cujos pagamentos não foram informados na DCTF e foram pagos em março de 2011 , tenho que informar estes pagamentos? e vi que desde de que a empresa começou a entregar DCTF nunca foi informado os pagamento.poderiam me orientar qual o procedimento??
obg

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 07:09

Aparecida,

Se os pagamentos dos DARF's foram após a entrega da DCTF, não precisa ser retifica a declaração a própria RFB dará baixa no débito.

Somente será informado o pagamento do DARF, se na data da entrega da DCTF o mesmo já tenha sido pago.


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 07:10

Aparecida
Bom dia

Se os DARFs não foram pagos na época devida não não era para informar o pagamento na DCTF, com o pagamento dos mesmos será dada baixa na divida, sem necessidade de retificação da DCTF ou qualquer informação do pagamento dos mesmos.

abraço

MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 12:44

Srs Adalberto e Osmar,

Peço gentileza esclarecer uma dúvida com relação a esse tópico:
Estou transmitindo uma DCTF de uma empresa do Lucro Presumido onde foram apurados débitos de IRPJ e CSLL, após ser descontado o respectivo imposto retido na fonte.
Minha dúvida:
- Na Ficha Débitos/Créditos pasta IRPJ eu preencho apenas o valor do débito, deixando a pasta pagamento com DARF em branco?
E, da mesma forma para CSLL, pasta pagamento com DARF também em branco?
Pergunto isso porque pretendo transmitir a DCTF hoje e o DARF somente será pago no dia 29/04/2011.

Agradeço a colaboração.

Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 15:02

Mello, você está transmitindo a DCTF do mês de março já? Se for, informe somente o débito e deixe a pasta pagamento com DARF em branco. Sim, seu entendimento está correto.

Sds,

Roane Pacheco
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 18:14

Melo,

A ficha Pagamento com DARF, somente deve ser preenchida se o mesmo teve algum pagamento, se na data da transmissão da DCTF o respectivo débito ainda não tenha tido nenhum pagamento, a mesma ficha não deve ser preenchida, e quando o débito for quitado a Receita Federal o baixará do sistema, não sendo necessário a retificação da DCTF.

Qualquer dúvida, poste novamente


Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.