x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 3.427

Simples Nacional

Isabelle Alves

Isabelle Alves

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Financeiro
há 13 anos Sábado | 16 abril 2011 | 08:30

Colegas, preciso de uma ajuda. Estou começando a trabalhar em casa com empresas do Simples e acabei declarando no PGDAS mês de Março o valor que só deveria se declarado em Abril e o cliente já pagou a guia, além disso o valor que deveria ter sido declarado em Março não foi. Minha dúvida é declarando agora no mês de Março também a nota fiscal que ficou pendente, o sistema do simples indentifica que uma guia já foi paga e gera nova guia somente no valor restante?

Desde já agradeço a ajuda!

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 18:28

Abigail,

O INSS que você recolheu pela GPS, é o valor descontado do Pro-Labore do sócio, o INSS que compõe o DAS é o da parte patronal, ou seja, a parte que fica a cargo da Pessoa Jurídica, veja a legislação abaixo:


Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:

VI - Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o art. 22 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique às atividades de prestação de serviços referidas no § 5o-C do art. 18 desta Lei Complementar

Fonte: LC 123/2006



Art. 22. A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, além do disposto no art. 23, é de: