x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.044

IRPF 2011 - Apartamento recebido de espólio

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Domingo | 17 abril 2011 | 15:39

Boa tarte.
Preciso da ajuda dos colegas, pois não sei como devo declarar um apartamento recebido de espólio.
O processo já foi julgado e concluido e o apartamento foi deixado para minha mãe. Ainda não pagamos os impostos de transmissão.
Me informaram que mesmo assim eu deveria informar na declaração de IRPF dela este apartamento como tendo vindo de espólio e colocar todos os dados do espólio.
Pergunta: eu realmente tenho que declarar este apartamento? Como faço para declará-lo da forma correta?
Será que algum dos colegas pode me ajudar passando esta informação?

Grata!!!!!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 17 abril 2011 | 23:22

Silvia
Boa noite


No espolio havendo já o julgamento o mesmo deve ser incluso na declaração no herdeiro pelo valor avaliado no processo.

Essa inclusão deve ser feita na ficha de bens e direitos e o valor deve ser informado em rendimento isento no campo de transferencia patrimonial.

É importante destacar que no espolio havendo o julgamento faz-se necessario o inventariante fazer a declaração final de espolio, nesta declaração é informado quem foram os herdeiros/meeiros e se o inventario foi efetuado com o preço de mercado deverá ser feita em nome do espolio a apuração do ganho de capital.



Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.