x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.609

IRPF - convenio medico

PATRICIA DO NASCIMENTO FERNANDES

Patricia do Nascimento Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 16:07

Boa tarde.
Estou com uma duvida com relação ao convênio medico que a empresa paga para o meu pai. Estou fazendo a elcaração dele e no informe de rendimentos não consta essa informação. Essa informação, do convenio tinha que constar no rendimento. Como eu coloco para fazer a delaração?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 16:11

Patricia
Boa tarde


Se o pagamento é feito pela empresa (sem descontar do seu pai) a despesa para o seu pai é indedutivel, se é feito algum desconto para ele a empresa deveria prestar a informação na DIRF e informar no comprovante de rendimento o quanto foi a parte dele.

O vinculo na declaraçao deve ser feita com a empresa que efetuou o desconto.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

PATRICIA DO NASCIMENTO FERNANDES

Patricia do Nascimento Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 08:28

No caso do meu pai, tem disconto todo o mes. Ele paga meu convenio a parte e é descontado no salario dele e demonstrado tambem no holerit. Como proceder nesse caso. Eu tenho que declarar o meu convenio que meu pai paga pra mim separado do dele e o dele junto. No informe de rendimento não consta o convenio descontado. O que devo fazer? Pedir para a empresa onde meu pai trabalha refazer de novo. Da algum problema declarar o convenio mesmo não estando no informe de rendimento?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:22

Patricia
Boa tarde


Na declaraçao dos seu pai ele deve declarar a parte dele vinculando a empresa que efetuou os descontos.

Sua parte na declaraçao dele só pode ser considerada se vc for dependente dele.

Se vc fizer a declaração separada vc pode lançar os valores vinculando a empreas que efetuou os descontos para seu pai, mas vc observar como serão considerados esses valores para vc (como emprestimo ou doação do seu pai para vc, caso contrario vc poderá ter problema no caixa de sua declaração)

Sugiro que vc mantenha o contato com a fonte pagadora para verificar a informação pois não estando no informe é possivel que a informação não tenha sido declarada na DIRF e vcs poderão ter problema no cruzamento das informações pela RFB e ficarão retidos na malha fina.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.