x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 9.560

ajuda para preencher DARF

Gilberto dos Santos Figueiredo

Gilberto dos Santos Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 21:04

Boa noite a todos.

Infelizmente tive que formatar meu computador onde efetuei o envio do meu IRPF de 2009 exercício 2010, e perdi o numero do Recibo, agora tenho que preencher o DARF para retirar a segunda via do documento para realizar a declaração de 2010 agora em 2011, porém tenho duvidas sobre os campos a serem preenchidos, vamos lá...

02 periodo de apuração: data da ocorrencia ou periodo base seria a data em que realizei o envio do IRPF que preciso? por ex: Abril de 2010? ou é a data que irei realizar o pagamento do DARF, ex: 19/04/2011?

05 numero de referencia: não faço a mpinima idéia, será quepreciso preencher?

06 data de vencimento: é referente ao ítem 02? oque devo informar aqui?

07 valor principal: seria os 10,00 do DARF que vou pagar?



Pessoal, desculpe minha total ignorância, mas sou técnico em informatica, com isso quero dizer que sei oque é compreender as duvidas e dificuldades de alguém que não é da area e depende de ajuda e orientação de outros...

desde já muito obrigado.

Gilberto dos Santos Figueiredo

Gilberto dos Santos Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:13

pessoal, recebi a informação que não é necessário informar o número do recibo do ano anterior para entregar a declaração do ano atual, alguém pode me informar se isso é verdade?

Se for não precisarei recuperar a cópia da declaração do ano passado pois só estou fazendo isso para ter o numero do recibo e declarar este ano...

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:37

Gilberto
Bom Dia


Para o darf gerado na declaração do exercicio 2010 ano base 2009 o preenchimento deve ser feito:

(1) Informar os dados do contribuinte: nome completo e telefone
(2) Periodo de apuração: 31/12/2009
(3) CPF: informar o CPF do contribuinte
(4) Codigo de receita: 0211
(5) Numero de referencia: deixar em branco
(6) Data de vencimento: 30/04/2010 (se primeira quota ou quota unica)
(7) Valor Principal: valor apurado no IR


Se vc for efetuar o pagamento agora, sugiro que vc baixe o programa da SICALC no site da RFB pois atraves dele vc já terá o calculo do imposto com multa e juros e conseguira emitir o darf.


Quanto ao recibo para a declaração nova não é obrigatorio, vc só precisará do numero se vc for retificar a delaração do ano passado, sem o nr não será possivel fazer a entrega.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.