x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.573

Rendimentos recebidos de pessoas jurídicas

Luiz Henrique S. Apostolico

Luiz Henrique S. Apostolico

Bronze DIVISÃO 4
há 13 anos Domingo | 24 abril 2011 | 03:02

Prezados amigos bom dia !


Sendo eu o proprietário de uma empresa de representação comercial, qual valor deve ser preenchido no ítem " Rendimentos recebidos de Pessoa Jurídica " no campo Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas pelo Titular ? Um dos contadores do escritório anterior que me prestava serviços, informou-me na ocasião que não devia-se colocar os valores totais provenientes da Fonte Pagadora, a qual é no caso, a empresa de representação comercial da qual sou proprietário, pois como os valores eram baixos isso poderia gerar problemas com a Receita. Procede essa informação ? Em caso afirmativo, como deveria então preencher corretamente o campo " Rendimentos recebidos de Pessoa Jurídica " ?

Desde já agradecido pela atenção à mim dispensada.

Att.,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 24 abril 2011 | 11:20

Luiz, bom dia.

Na DIRPF no campo por voce citado, deverá constar o valor que o sócio administrador ou titular recebeu em 2010 a título de PRO-LABORE (entre outros, como aluguel por exemplo), pago pela PJ, de que este participe como sócio e/ou titular.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Luiz Henrique S. Apostolico

Luiz Henrique S. Apostolico

Bronze DIVISÃO 4
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 11:14

Bom dia Hugo !


Obrigado pelo pronto atendimento da sua resposta. Entendi sua explanação, mas acredito que não me expressei com clareza na minha questão.
Minha dúvida fica acerca do percentual ideal a ser aplicado sobre o faturamento da empresa de representação comercial para retirada de pró-labore : 20, 40 ou 50% sobre o faturamento mensal da empresa ? Ocorreu essa dúvida agora na entrega da DIRF 2011, no preenchimento do campo " Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular ".
A empresa de representação comercial em questão não possui funcionários e muito menos escritório aberto.
Desde já agradecido pela atenção à mim dispensada

Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.