x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 891

Imposto de Renda

Daniela M

Daniela M

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 13:45

Caros Amigos

Estou com uma duvida referente declaração de imposto de renda.
Preciso fazer uma retificadora de 2010, onde o cliente ganhou uma ação de processo trabalhista.
Valor da Causa: 91.731,17
inss 3305,98
IR 23.653,99
Advogado 23341,28
Com devo fazer esse lançamentos.
Pelo que sei devo declarar o liquido recebido em rendimentos tributaveis.
Aguardo urgente uma resposta.

Obrigada
Daniela

NOTA DA MODERAÇÃO

Favor observar a Regra 18
Daniela

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 14:16

Daniela


Vc faz o lançamento na ficha de RRA de acordo com o informe de rendimentos que a fonte pagadora precisa te fornecer.

Sobre os rendimentos tributaveis vc pode abater o custo com advogados proporcional a outros rendimentos

Nesta ficha vc deve optar se irá querer tributar pelo ajuste anual ou exclusivamente na fonte (veja o que for mais vantajoso).


Heloisa Motoki

Daniela M

Daniela M

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 14:23

Heloisa

Não existe informe mandado pela empresa, pq foi processo trabalhista, na verdade temos os documentos, aliás várias páginas do processo, dizendo o que foi pedido, com cópias de darf que foi pago de inss, ir, advogado, tudo anexado ao processo, valor da causa com os juros, mas não especifica o que realmente tenho que declarar, por esse motivo estou tão perdida.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 16:20

Daniela



Veja se no processo vc consegue identificar ao que se refere o valor da causa, se foi rendimento de trabalho por exemplo, vc deverá informar no campo de rendimento tributavel o valor da causa menor o valor do advogado.

É importante que no processo vc vá pelo que foi atendido (decisão do juiz)e nao pedido, pq durante o processo pode mudar.


Heloisa Motoki

Daniela M

Daniela M

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:51

Heloisa

Eu verifiquei no processo atendido, está da seguinte forma:
R$ 32.284,93 (principal) x 184,13% (juros mora) = 91.731,17 - 3.305,98 (INSS reclte) = 88.425,19 * 27,5% - 662,94 = 23.653,99 - valor recolhido pela reclamada e comprovada nos autos com a petição protocolada em 04/02/2009.

O cliente disse que recebeu um liquido de R$ 64.771,20 na c/c.

Ele pagou 23.341,28 de advogado.

Não sei se lanço bruto, se lanço liquido, estou na duvida total.

Por favor me de uma ajudinha, eu preciso finalizar essa declaração, mas quero retificar pra ele certo pra não cair na malha.
A anterior ele havia feito e está em malha, e por esse motivo ele me passou o serviço, então não posso correr o risco de errar.

Obrigada

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 15:04

Daniela
Boa tarde



Nos rendimentos tributaveis vc deve considerar os rendimentos tributaveis substraindo com o custo do advogado (91.731,17 - 23.341,28).

Os demais dados vc deverá informar nos respectivos campos e o custo com o advogado vc deverá informar na ficha de pagamentos e doaçoes.

Quanto a malha fina veja se vc consegue o acesso detalhado do processamento pois em processos trabalhistas era comum cair na malha em virtude dos custos com advogados, mas estando com o processo e tendo como comprovar é só antecipar o atendimento junto a RFB.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.