x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 791

Despesa médica com filho não dependente - IRPF

Celma Cristina de Carvalho Barros

Celma Cristina de Carvalho Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 12:50

Bom dia! O titular da declaração de IR paga um plano de saúde para a esposa e filha. Porém a filha é casada e trabalha, ele não pode coloca-la na declaração como sua dependente, mesmo porque não seria interessante para ele pois teria que informar os rendimentos dela. Minha dúvida é a seguinte, este ano o plano de saúde está informando os valores pagos por dependente (ou seja discrimina um por um), e na hora de informar pagamentos e doações efetuados, estou informando um por um também, de acordo como está no informativo do plano de saúde. Como ela não é dependente dele eu poderia informar o gasto que ele teve com ela do plano de saúde? E caso e eu não possa informar daria problema pelo fato do valor total informado pelo plano dar diferente, ou seja a menos?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 14:12

Celma
boa tarde


Para o titular da declaração os pagamentos de plano de saude pagos a não dependentes não devem integrar na sua declaração, ele só deve mencionar sua parte de acordo com os dados fornecidos pelo plano de saude.

Esse ano tais dados serão cruzados DIRPF x DMED e qualquer divergencia o contribuinte poderá ficar retido na malha fina.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.