x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 9.278

Sped Pis/Cofins

FERNANDA FISCHER

Fernanda Fischer

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 08:13

estou estudando o manual do sped pis/cofins,

la menciona que se eu apresentar o registro c180 estou dispensada de apresentar o registro c100.

a minha duvida é a seguinte: e se eu apresentar o c100, preciso apresentar o registro c180? ele é obrigatório?

Nicole Grewsmuhl

Nicole Grewsmuhl

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 16:48

Fernanda, veja páginas 57 e 58 nas observações (item 2) do registro C100:



Observações:

1. Tendo em vista que as operações de vendas e de aquisições e/ou devoluções, documentadas por Nota Fiscal Eletrônica – NF-e (código 55), serem escrituradas de forma consolidada nos registros C180 (vendas) e C190 (compras e/ou devoluções) da EFD-PIS/Cofins, o registro C100 (e filhos) não é de preenchimento obrigatório na EFD-PIS/Cofins em relação às referidas operações com NF-e (código 55) ;


2. Todavia, a EFD-PIS/Cofins permite a escrituração "alternativa", por opção da pessoa jurídica, das operações de vendas, compras e/ou devoluções por Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, com base nos registros C100, C110, C120 e C170. Neste caso, a empresa optante por escriturar a EFD-PIS/Cofins, na visão de documento, deve utilizar o leiaute destes registros constante nas especificações técnicas de geração da Escrituração Fiscal Digital – EFD (ICMS e IPI);



Veja ainda no registro C010 o campo IND_ESCRI que deve ser utilizado se você gerar nas duas formas, para indicar por qual o PVA deve apurar. Assim, entendo que para as NF-e (55) pode ser gerado no formato C100...C170 e ou C180...C190.


Att,

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 09:14

Bom Dia