x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.965

IRPF gastos de Cartao de Credito

anderson fernandes

Anderson Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 11:21

Ola Pessoal.


Sou funcionário publico e presto serviços de informática para complementar a minha renda.
Por exemplo eu auxilio na criação de websites e vendo serviços de hospedagem, coisas assim. Comecei em Nov/2010.

Porém, para prestar esses serviços eu tenho gastos - que são pagos no meu cartao de credito, no meu CPF.

A minha dúvida é justamente essa: meus gastos no cartão de crédito são bem altos. Será que vou ter problemas
ano que vem com a receita? Sei que a receita monitora os gastos de cartoes de credito atraves do sistema DECRED.

(Instrucao Normativa nr 341/2003, disponivel em http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/Ins/2003/in3412003.htm )


O que estou fazendo agora em 2011 é preencher mensalmente meus ganhos mensais lá no carne-leao. Será que isso basta?

Nossa, estou tao preocupado. Tudo isso é novo para mim.

abracos

Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5, Dentista
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 16:13

Anderson,


Você terá problemas se os rendimentos que você declara não são suficientes para pagar as faturas do cartão de crédito.

São duas situações diferentes: 1) a questão do carnê-leão, que você deve pagar mensalmente, se houver imposto a pagar; 2) e a situação do cartão de crédito, que será analisada pela RFB na declaração de ajuste anual, através de cruzamento de dados.


---
Edmundo

anderson fernandes

Anderson Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 17:36

Certo, a questão (1) sobre o Carnê-Leão tá beleza, isso estou fazendo.

É justamente a situação (2) que me preocupa.
Meus gastos operacionais são através do cartao de credito. São valores mais altos do que o meu rendimento mensal, la no "batente" das 8 as 17hs.
O valor que cobro na prestação do serviço cobre esses gastos e
sobra um pouquinho, que é o lucro, onde eu estou mensalmente apurando la no carne-leao.

Alguma orientação para resolver isso? Será que vou ter que abrir uma empresa? Meu ganho líquido não é tao alto, acho que abrindo uma empresa iria ficar quase sem lucro.

Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5, Dentista
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 18:12

Anderson,


Ao invés de colocar o lucro nos rendimentos não-assalariados, o correto seria colocar o total e abatar os gastos dedutíveis, de acordo com as normas do livro-caixa.

Poderia começar lendo as questões de Dedução - Livro Caixa, do cadernos de Perguntas e Respostas do IRPF 2011.

Não creio haver problemas que pague suas despesas dedutíveis com seu cartão de crédito, mas tem que guardar as notas fiscais, em seu nome e CPF. Além do mais, como já disse, existem despesas dedutíveis e outras não.

---
Edmundo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.