x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 151

acessos 32.578

Antonio Leandro

Antonio Leandro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 16:19

Boa tarde,

Estou com problemas para assinar meu arquivo no Fcont. Utilizo um eCPF da Certsign que é reconhecido normalmente pelo Receitanet e pelo eCAC, mas o Fcont não acessa minha assinatura atual de forma alguma.

Este Token está em pleno funcionamento e acabou de enviar o DACON de Setembro de mais de 100 empresas.

Possuo 2 assinaturas neste Token, uma expirada V3 e a renovada G3, a expirada é reconhecida normalmente.

Obrigado

Denise Comerlato

Denise Comerlato

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 17:18

Boa tarde pessoal, estou com problemas referente ao plano de contas.

Quando fiz o SPED Contábil, não foi necessário vincular ao Plano Referencial as contas sem movimentação no ano corrente, agora para geração do Arquivo para o Fcont quando importo o arquivo para o validador está acusando erros de todas as contas sem movimentação, será que é necessário informar todas essas contas, ou será que é o meu sistema que está gerando de forma incorreta o arquivo.
Conversando com suporte do meu sistema me passaram que devo vincular todas as contas sem movimento, são mais de 130 páginas de contas, será mesmo necessário?

Usuário do twitter: @DeniseComerlato
Nathaly Furian

Nathaly Furian

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 17:41

Estou fazendo o FCONT e deu o seguintes erros:

I150 - Total dos débitos diferente do total dos créditos no período informado


I150 Soma dos saldos credores é diferente da soma dos saldos iniciais devedores no período.


Alguém poderia me auxiliar a solucionar o problema.


Deis de já agradeço

Nathaly Furian

Nathaly Furian

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 17:47

Alexandre boa tarde,

A empresa começou conosco em 03/2010, na ficha I155 eu preenchi com os saldos em 31.12.2009 ( saldo inicial ) está correto ? Eu tenho que alterar a data inicial e final do registro I150 ?

Le Cunha

Le Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 17:53

Boa tarde!
Validei o arquivo arquivo do FCONT no PVA e não acusou nenhuma pendência.
Todavia gostaria de saber se tenho que expurgar as despesas não dedutíveis(multas por infração), para que o valor correspondente ao Lucro ou Prejuízo no período esteja de acordo com o valor constante na DIPJ.
Caso positivo gentileza me auxiliarem como devo proceder, tendo em vista que segundo a prosoft(sistema utilizado) o expurgo é feito diretamente no PVA. Efetuei alguns lançamentos para expurgar, ocorre que não obtive exito e ao validar novamente, acusou pendências.

Desde já agradeço.

Nathaly Furian

Nathaly Furian

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 08:38

Colegas!

Algúem poderia ajudar -me como devo fazer os lançamentos tipo TR ? A empresa começou conosco em 03.2010 então preciso lançar os saldos em 28.02.2010 correto? Tendo como exemplo inicial banco R$ 100.000,00


Obrigada

Rodrigo  Porto

Rodrigo Porto

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 08:39


Bom dia a todos!



Estou com um problema na validação do arquivo do FCONT.

Exemplo.

Tenho o seguinte lançamento:

D: Despesas com Contribuição Social
C: Contribuição Social a Pagar

Relacionamento junto ao plano referencial,

Relacionei a conta C: Contribuição Social a Pagar (Passivo Circulante) com a Conta 2.01.01.09.00 - Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido no plano referencial.


1- Em relação a conta Devedora: Despesas com Contribuição Social (Resultado do Exercício), não localizei no plano referencial, uma conta para relacioná-la, em que conta devo relacionar no plano referencial?

2- As contas de Apuração do Resultado do Exercício (transitórias), devem ser relacionadas a qual conta no plano referencial?


3- A empresa não tendo os ajustes, a escrituração que deve ser transmitida, é semelhante a ECD, ou seja, conterá todos os lançamentos contábeis ref. a 2010, sem nenhuma alteração, ou será transmitido apenas os dados cadastrais?

Desde já, obrigado.

Rodrigo Porto.



ALEXANDRE

Alexandre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 08:50


bom dia Nathaly!!


Disponibilizada para download a versão 4.0 do FCont 2011, com as seguintes funcionalidades novas:

I - Classificação das contas do Plano de Contas Referencial em Fiscal, Societária e Ambas (Societária e Fiscal).

O Plano de Contas Referencial é utilizado para que o contribuinte possa fazer o mapeamento das contas do plano de contas contábil (do contribuinte) para contas de referência, de forma a criar um padrão comum para todos os contribuintes.
Os saldos societários e fiscais das contas referenciais serão controlados e recuperados.
Com a classificação, no plano de contas de referencial, em contas fiscais, societárias e ambas, será possível levantar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado de exercício, tanto do ponto de vista fiscal quanto do ponto de vista societário.

II - Substituição da denominação do lançamento de expurgo de "N" para "X".

O lançamento do tipo "N", na ECD, corresponde ao lançamento normal, fato que pode causar confusão no FCONT. Por isso, a mudança da denominação de "N" para "X".

III - Alteração na utilização dos lançamentos tipo "F" e tipo ?X? (expurgo).

O objetivo é demonstrar, exatamente, o lançamento "fiscal", isto é, o expurgo ou a inclusão em uma conta societária para se chegar ao saldo fiscal.

Exemplo:

Saldo Contábil da Conta "A" = 50
Saldo Fiscal da Conta "A" = 30
Lançamento de Expurgo (X) na Conta "A" = 50
Lançamento Fiscal (F) na Conta "A" = 30
IV - Criação dos lançamentos do tipo ?IS?, ?IF?, "TS", "TF", ?TR? e "EF".

Esses tipos de lançamento são utilizados excepcionalmente.
Lançamentos ?IS? e ?IF? são de inicialização de saldos.
Os lançamentos do tipo ?IS? ajustam os saldos societários das contas contábeis e os lançamentos ?IF? ajustam os saldos fiscais das contas contábeis no caso de não ter havido tributação pelo lucro real em todo o ano-calendário (por exemplo, houve tributação pelo Lucro Presumido ou ocorreu arbitramento em trimestre do ano-calendário anterior ou do mesmo ano-calendário).
Lançamentos ?TS?, ?TF? e ?TR? são de transferência de saldos.
O objetivo do lançamento "TS" é demonstrar, claramente, a transferência de saldo societário de uma conta referencial que deixou de ser vigente para uma ou mais contas referenciais novas.
Do mesmo modo, o objetivo do lançamento "TF" é demonstrar, claramente, a transferência de saldo fiscal de uma conta referencial que deixou de ser vigente para uma ou mais contas referenciais novas.
Os lançamentos ?TR? são utilizados em caso de mudança do plano de contas do contribuinte e servem para acertar os saldos fiscais das novas contas contábeis.
Lançamentos ?EF? são de encerramento.
Finalmente, o lançamento do tipo "EF" tem o objetivo de encerrar o saldo fiscal das contas de resultado contábeis para que seja possível levantar o balanço patrimonial fiscal após o encerramento do exercício.

V - Substituição do centro de custos fictício por registros.

O centro de custos fictício foi criado em virtude de o sistema não permitir que fosse realizado um mapeamento do tipo 1 (uma conta) para N (várias contas), ou seja, transferir os débitos e créditos de uma conta/centro de custos do plano de contas de contribuinte para mais de uma conta do plano de contas referencial. Portanto, foi um artifício criado para superar as limitações do programa.
Com a substituição do centro de custos fictício por registros, o contribuinte poderá, efetivamente, mapear os saldos de uma conta de seu plano de contas para várias contas referenciais. Essa alteração exigiu a criação de três registros novos.

VI - Recuperação de saldos local.

O sistema, atualmente, não permite a recuperação de saldos na máquina do contribuinte. Com isso, os saldos das contas devem ser recuperados de nossos servidores.
A idéia da recuperação de saldos na máquina do contribuinte é permitir recuperar os saldos a partir de uma cópia da Fcont do ano-calendário anterior transmitida, sem recorrer a uma conexão com os servidores da Receita. Concomitantemente, criou-se o conceito de ano zero. Ou seja, será permitido ao contribuinte, em 2011 (ano zero), alterar os saldos recuperados e fazer as correções devidas. O sistema emitirá um alerta ao contribuinte informando que saldos de anos anteriores foram alterados e, partir de 2012, esse alerta se transformará em erro.
Também será permitido o preenchimento de saldos iniciais, caso o contribuinte não tenha feito a entrega de FCONT anterior.

VII - Geração automática do registro M025.

Há uma opção, no menu do programa, para geração automática do registro M025 a partir dos dados informados pelo contribuinte no registro I155.

VIII - Relatórios.

Foram criados relatórios novos de forma a facilitar a visualização do contribuinte e do fiscal. São eles:

- Relatório de saldos iniciais de todas as contas;
- Balancetes contábil societário, contábil fiscal, referencial societário e referencial fiscal; e
- Demonstrativo de ajustes nas contas de resultado: saldos acrescidos de expurgos e inclusões.

Alexandre Diogo

Novo Hamburgo - RS
[email protected]
Nathaly Furian

Nathaly Furian

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 09:11

Alexandre bom dia.


Eu havia lido isso anteriormente mas para ser sincera não consegui entender, a minha dúvida é ???? No registro I200 eu informo o tipo de lançamento que no meu caso é TR não tenho diferença entre meu balanço societario para o fiscal. Logo abaixo temos o registro I250 estou com duvida ai, como devo preencher isso ??

ALEXANDRE

Alexandre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 10:01

TR Lançamento de transferência da diferença entre saldos fiscais e societários no caso de implantação de um novo plano de contas. Neste caso considera-se que o saldo societário da conta contábil do plano de contas extinto foi transferido por meio de um lançamento contábil para a nova(s) conta(s) contábil(eis).Este lançamento tipo TR refere-se apenas a transferência da parcela do saldo fiscal que não foi transferida pelo lançamento contábil, ou seja, transfere-se apenas a diferença entre o saldo fiscal e societário. Para efetuar esta transferência deve ser utilizado apenas um lançamento por conta contábil / centro de custo / conta referencial para cada grupo conta contábil / centro de custo extinto.

Alexandre Diogo

Novo Hamburgo - RS
[email protected]
Delia Maria Cardozo Figueira Lopes

Delia Maria Cardozo Figueira Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 17:44

Olá, saudações a todos.

No meu caso, FCONT sem movimentação. Entrega por força de Lei.
Ao tentar validar apareceram as seguintes mensagens de erro:
mensagem 3001 - Ind_Luc_Liq Não se aplica Registro M030 conteudo do registro |M030|T01|1,66||
mensagem 3002 - Idem idem Idem Reg. 030 Cont Reg.|M030|T02|1,66
mensagem 3003 - Idem idem Idem Reg.030 Cont Reg.|M030|T03|1,66||
mensagem 3004 - Idem idem Idem Reg.030 Cont Reg.|M030|T04|1,66||

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 12 novembro 2011 | 20:29

Boa noite pessoal. Estou fazendo o FCont agora, e eu estou com algumas dúvidas. Se a empresa efetuar lançamentos com os métodos e critérios anterior a lei 11.638, ou seja, não fez os lançamentos conforme a nova lei. Qual o procedimento a ser tomado em relação ao FCont ?
Outra dúvida. Os saldos do M025 (saldos societários e fiscais) devem ser verificados com a DIPJ e o LALUR para chegar em alguma igualdade ? Obrigado.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 12 novembro 2011 | 20:41

Boa noite.

Referente a este lançamento:

mensagem 3001 - Ind_Luc_Liq Não se aplica Registro M030 conteudo do registro |M030|T01|1,66||


Verifique o layout. Pode ser que o arquivo tenha sido gerado em versão de layout anterior ao aceito pelo FCont 4.0

Att.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 10:57

Bom dia a todos.
Leonita também estou com problemas ao efetuar a assinatura do arquivo com o certificado emtido pelo SERASA. Segundo o site do FCont foi identificado uma incompatibilidade com os certificados emitidos pelo SERASA. Já entrei em contato com o SERASA e fiz as atualizações necessárias para o uso do Certificado Digital no caso A3 c/leitora. Já tem umas duas semanas e não consigo assinar o arquivo, mesmo tendo acesso ao e-cac com o mesmo certificado. Não sei o que fazer. Alguém tem alguma sugestão para este caso?
Obrigado.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 11:39

Bom dia Ricardo.

Eu fiz assinatura normalmente com o e-CPF para o FCont.
Assinatura do responsável pela empresa, e do contador.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 14:18

Boa tade Lucas e Alexandre.
Estou tentando com o certificado A3 e-CPF (SERASA) do contador e do responsável pela empresa como administrador. Acontece que quando vou em assinatura digital, seleciona a empresa, em seguida aparece a opção de assinatura digital na qual seleciono Administrador e ou Contador. Seleciono Contador e ASSINAR, a tela fecha e fica somente na tela do FCont. Não aparece aquela tela com o nome do resposável pelo certificado com a opção de digitar a senha. E estes mesmo certificado eu consigo acessar o e-cac.

ALEXANDRE

Alexandre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 15:30

boa tarde!!
tu vai fazer opção primeiro pelo administrador com o cartão ecpf do responsavel pela empresa e com ele conectado vai pedir senha e você confirma assinatura, depois você em seguinda opta em contador e faz o mesmo procedimento porem com ecpf do contador.
você deve usar o cartão individual para cada situação.

Alexandre Diogo

Novo Hamburgo - RS
[email protected]
Página 3 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.