x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 151

acessos 32.578

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 12:41

Boa tarde, Amigos!

Pelo que li, se a empresa não tiver optado pelo RTT ela está isenta de entregar o FCONT, correto? Porque no caso, a empresa que estou fazendo abriu em 2010, logo não precisou de quaisquer transições... A única forma de consulta para saber se foi optante pelo RTT é pela DIPJ? Desde já agradeço..

Att. Lydia

Lydia Cristina
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 13:35

Boa tarde Lydia Cristina.
Para o Fcont 2009 e 2010 estavam obrigadas a entrega do Fcont as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real e optante pelo RTT cumulativamente. Para o FconT 2011(ano calendário 2010) a obrigatoriedade passou para todas as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real independente de optar ou não pelo RTT. O que diferenciava o Fcont 2009/2010 do Fcont 2011 era a cumulatividade (lucro real + RTT). Agora em 2011 todas empresas tributadas com base no Lucro Real.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 18:42

Boa noite minha situação complicou recebemos um cliente este ano 04/2011, tributada lucro real portanto tem a obrigatoriedade de entrega do fcont, porem as informações ficaram com o escritório anterior fiz contato e me mandaram um arquivo porém não consigo validar aparece a seguinte mensagem ( o arquivo apresenta quebra de linha fora do padrão SPED CRLF) fiz novamente contato com o escritorio e quem me atendeu disse que validou normalmente e que até corrigiu uns erro que tinham, vou ter que pagar para ele mandarem para mim .
pergunto tem algum jeito de editar esse erro no arquivo e depois validar pelo programa. não sei como ele conseguiram a validação se o programa é o mesmo?

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 19:35

Pessoal , boa noite

1.) Consegui, enfim, validar o FCONT e fui ver o conteúdo lá pelo programa, mas em nenhum momento consegui visualizar a Escrituração (Diário) da empresa. Apenas o Plano de Conta e os relatórios finais (Balanço e DRE) .

Pergunto:

é assim mesmo?


2.) Percebi no FCONT, e fiz umas correções do meu Plano na qual algumas contas estavam amarradas ao Plano Referencial de forma errada. E quando mandei o SPED-Contábil (ECD) em Junho não tinha percebido o erro.

Pergunto: será necessário retificar o ECD? (a Receita apenas recebeu, mas a aprovação não anda... 2009 ainda nem foi analisado).

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:45

Boa tarde.
Gostaria de uma ajuda do grupo.
Passo a passo para o Fcont.
Apesar de não ter qualquer tipo de ajuste, temos que estar entregando no proximo dia 30/11.
O que devo fazer inicialmente no programa Fcont, alem dos dados cadastrai da empresa e responsaveis? Devo cadastrar o Plano de Contas, Alimentar o Balancete Inicial?

Desde já agradeço

Walber Almeida Xavier de Sousa
Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:57

Boa tarde Hugo.
O pessoal de Ti aqui da empresa esta trabalhando para gerar o arquivo, surgiram algumas criticas que estamos analisando, porem minha duvida é se preciso cadastrar o plano de contas no Fcont ou o balanço com saldos iniciais, entre outras

Obrigado

Walber

Walber Almeida Xavier de Sousa
Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 16:04

Walber, na verdade o que voce chama em cadastrar o plano de contas com saldos... sim, só que esses dados devem vir importados do seu programa de contabilidade.

Lembro ainda que para empresas com encerramento trimestral, as contas de resultado devem estar de fato encerradas trimestralmente, ok?

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 16:07

Ok Hugo, vou passar essa informação ao pessoal de TI.

Grato

Walber Almeida Xavier de Sousa
Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 16:14

Por favor gerei um relatório do sistema de Pendencias de validação e constou alguns erros:

Mensagem 12
Campo COD_CTA_REF
Valor Calculado - Não se Aplica
Conteúdo do Campo - 5.01.01.01.00 (Ouras contas tambem aparecem)
Registro I051

Alguem sabe me informar como posso solucionar essa pendencia?

Grato

Walber Almeida Xavier de Sousa
Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

Rogério

Rogério

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Domingo | 27 novembro 2011 | 13:31

Senhores,

Enviamos a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ)- Inativa 2011 CNPJ!! Gostaria de saber se temos que enviar o Fcont para uma empresa que estava inativa em 2010???

Grato.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:23

Bom dia Rogério,


Visto estar INATIVA no ano-calendário 2010, para este período, não precisa apresentar FCont.



Ver Artigo 7 da Instrução Normativa RFB nº 949, de 16 de junho de 2009
DOU de 17.6.2009:



Capítulo III

Do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont)

Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.




Mais Informações [Projeto FCont]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:39

Bom dia Gilberto Virkoski.
A apresentação do Fcont 2011 ref ao ano calendário 2010 é de reponstabilidade do responsável técnico no período (01/01/2010 a 31/12/2010). Se você neste período não era o responsável técnico, a obrigatoriedade pela entrega do Fcont 2011 não é sua e sim do contador/técnico antigo, até mesmo porque a entrega do Fcont deverá ser assinada por meio de certificado digital pelo contador responsável pela escrituração no período. Se o contador antigo não está encontrando dificuldades em validar o arquivo, sugiro que ele faça a entrega do Fcont 2011 e que você converse com seu cliente sobre este assundo e deixe bem claro que você não é o responsável pelas informações apresentadas no Fcont 2011 ano calendário 2010. Caso você entregue o Fcont 2011 e assine as informações declaradas ali, estará sujeito as responsabilidade prevista em lei (código civil, tributário e outros) caso estas informações não represente a realidade.
Todos nós devemos ficar atento a este tipo de situação deixando bem claro para nossos futuros clientes que a nossa responsabilidade começa a partir da data de assinatua do contrato de prestação de serviço e o que ficou para trás é responsabilidade do empresário com o antigo contador.
Boa sorte.

Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:41

Bom dia Marco Antonio.
O Fcont apresenta somente os saldos das contas patrimoniais e de resultados não tendo diário e nem razão. É assim mesmo e não precisa retificar o ECD a não se que você verifcou algum tipo de erro na escrituração.

Ricardo Leite Oliveira

Ricardo Leite Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:47

Bom dia Walber Almeida.
Em primeiro lugar você deve conciliar o seu plano de contas (plano de contas utilizado pela empresa) ao plano de contas referêncial (plano de contas da receita federal). Feito isto deve verificar se o progrma que você utiliza para realizar a escrituração contábil é capaz de gerar um arquivo para digamos importar ao Fcont. Depois da importação é só realizar a validação do arquivo, Caso não apresente nenhum erro pode assinar a declaração por meio de um certificado digital tipo e-cpf A3 , gravar e entregar. Lembrando que a assinatura deve ser realizar por meio de um certificado digital e-cpf tipo A3 para dois signatários (Contador e o sócio administrar).

WALBER ALMEIDA XAVIER DE SOUSA

Walber Almeida Xavier de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 11:02

Bom dia.
Alguem do Grupo utiliza o Sistema Microsiga, e caso positivo poderia me ajudar com a questão do Fcont.

Obrigado

Walber Almeida Xavier de Sousa
Diretor da AXS Consultoria Empresarial
https://www.axsconsultoria.com.br
e-mail: [email protected]
(15) 991051487 / (15) 988151487
Especializações:
Inventário e Avaliação Patrimonial (incluindo Teste de Impairment) em todo território nacional!
Negociação Administrativa de Dívidas Bancárias Empresarial
Consultoria em Gestão de Negócios - Administração, Finanças e Controladoria.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 08:46

Bom dia Gabrielli,

As empresas tributadas pelo Lucro Presumido, quer tenham aderido ao RTT ou não, estão dispensadas da elaboração e entrega do FCont.

O FCont é obrigatório apenas para empresas tributadas pelo Lucro Real.

Nota
O RTT foi obrigatório e automatico na DIPJ 2010, daí não mais existir campo para opção.

...

DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 14:37

Ajuda!!! Não consigo transmitir Fcont ja validei e assinei com procuração para o proprio contador que esta habilitado na receita alguem pode me ajudar, o que eu estou fazendo de errado que não transmite.

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 15:07

Wellington Boa Tarde!!!

Onde eu encontro o código da procuração e onde devo colocar este código.

Obrigado!!!

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
Margarida Nascimento de Menezes

Margarida Nascimento de Menezes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 23:06

prezados, boa noite

A Empresa passou por uma situação especial em 2010 -cisão, gerei o FCONT ref ao periodo na versão 3.5 e transmitir normalmente, gerei a situação ref aos meses pos cisão na versão 4.6 e quando vou transmitir na receita diz que já existe declaração para o CNPJ, sabemos que trata de situações distintas, por favor me orientem como devo proceder.

Grata.



Página 5 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.