x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.448

Calculo IR e CSLL (Lucro Real)

JULIANA DOS SANTOS DALFIOR

Juliana dos Santos Dalfior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:01

Boa tarde, li tanta coisa sobre o calculo de IR e CSLL que fiquei com mais dúvida. Tenho uma empresa optante pelo Lucro Real cujo o primeiro mês do ano calculou-se o IR e CSLL sobre o lucro líquido mensal. Estou com dúvida pois o codigo na guia consta que a base de calculo é por estimativa. Como faço para calcular o IR e a CSLL já que ele optou por lucro real mensal?

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 21:49

Boa Noite Juliana,


Primeiramente você deve optar por Lucro Real Anual ou Lucro Real Trimestral. Assim que definir consulta Ato Declaratório Executivo Codac nº 30, de 26 de abril de 2011, lá consta todos os códigos, para os sujeitos ao lucro real ou simplesmente optantes.




Att.
Eder Gomes

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 09:18

Juliana dos Santos Dalfior


Pelo sua exposição voce fez opção pelo Lucro Real Anual. Lucro este que pode ser apurado, mensalmente, por estimativa ou através de balanço de SUSPENSÃO e/ou REDUÇÃO, ou seja se o resultado for prejuizo não se recolher nada. Caso seja um lucro apurado no balanço voce faz a comparação com o lucro estimado, aquele que for MENOR faça a opção para cálcular os tributos.

Quanto aos código leia este tópico.

Darf IRPJ e Cont Social

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 17:20

Boa Tarde Juliana,


O CMV, deve ser reconhecido como custo, portanto automaticamente vai onerar o seu resultado e respectivamento o valor do imposto a pagar.


Att.
Eder Gomes

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 20:37

Juliana, boa noite.

Partindo do principio que a empresa em questão optou pelo lucro real anual, no qual se recolhe antecipações mensais, a base de cálculo parte do lucro liquido da empresa fazendo-se algumas possíveis adições ou exclusões.

É chamado de estimativa pois o lucro real será apurado somente ao final do ano-calendario.

A dinamica é a seguinte: No primeiro mês você vai apurar o seu lucro e fazer os ajustes (adicões ou exclusões) para então aplicar a alíquota e recolher o imposto. No mês seguinte você vai apurar o lucro acumulado até o período, fazer os ajustes e aplicar a alíquota, e do valor que deveria recolher vai retirar o que já recolheu no mês anterior, caso tenha recolhido mais do que deveria tem-se a figura do balancete de suspensão, caso contrário a figura do balancete de redução.

Antes de tomar minhas informações como verdadeiras peço que aguarde o comentário de algum colega mais experiênte.

Att.
Jorge Lisboa

Att,
Jorge Lisboa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.