x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 3.538

Representação comercial de livros

Antonio Augusto Lins Ferreira da Silva

Antonio Augusto Lins Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a) Comercial
há 13 anos Sábado | 14 maio 2011 | 08:10

Pessoal, tenho uma empresa que comercializa livros e agora uma editora nova que estamos trabalhando quer nos remunerar com comissionamento de representante comercial dela e fazer ela mesma a venda direta para os clientes. Gostaria de saber se incluir o cnae de representante comercial de livros na minha empresa qual seria os impostos e contribuições que teria que pagar? Quais as aliquotas? A empresa teria o mesmo benefício de isenções (iss, icms, pis/pasep, cofins) previsto no comércio varejista ou atacadista de livros? Incide inss nessa operação de comissionamento? Qual seria a aliquota de inss devida?


Antonio Augusto Lins

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 15 maio 2011 | 01:07

Antonio, bom dia.

Sendo este tema já bastante discutido no Fórum, sugiro que faça pesquisa em nosso banco de dados. (Canto superior direito da tela).

Digite Representação Comercial que terá amplas matérias que seguramente o atenderão.

Após atenta pesquisa, retorne caso ainda permaneçam dúvidas.

Att.
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Antonio Augusto Lins Ferreira da Silva

Antonio Augusto Lins Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a) Comercial
há 13 anos Domingo | 15 maio 2011 | 09:55

Bom dia, Hugo.


Já pesquisei bastante mas não encontrei a resposta pois a minha dúvida é se a intermediação da venda de livros também tem o mesmo benefício de isenção. O que encontrei é que a venda de livros á isenta mas a intermediação não foi mencionada.


Att.

Antonio Augusto Lins

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 18:03

Francisco, boa noite.

A venda de livros, com a representação comercial por conta e ordem de terceiros são atividades distintas.

Enquanto a primeira goza de benefícios fiscais, a segunda atividade sequer pode optar pelo sistemática do SN, devendo optar pelo lucro presumido ou real, devendo pagar o quarteto federal (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ) , bem como o INSS patronal e ISS.

Maiores esclarecimentos poderá obter na forma sugerida na minha postagem primitiva.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ARNALDO NOGUEIRA BRITO BASTOS

Arnaldo Nogueira Brito Bastos

Iniciante DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 12 anos Sábado | 11 fevereiro 2012 | 16:45

Você não vendi os livros, você representa uma empresa que vende, com a representação comercial você vai ter que pagar o quarteto federal (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ) , bem como o INSS patronal e ISS.

Como o amigo acima falou, é tudo isso mesmo, então, veja a comissão que ele irá lhe pagar, pois o quarteto ´dá mais ou menos 17%, tem i inss patronal 20% e iss 5% - é uma porrada . . .

Quero saber qual cnae para representante comercial de livros....

A.N.B.BASTOS REPRESENTAÇÃO E COMÉRCIO ME.
EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE LIVROS E PEÇAS AUTOMOTIVAS, PROCURA EMPRESAS QUE QUEIRAM VENDER SEUS PRODUTOS NO ESTADO DO CEARÁ.
ARNALDO NOGUEIRA BRITO BASTOS

Arnaldo Nogueira Brito Bastos

Iniciante DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2012 | 20:26

o inss patronal é 20% sobr qual valor ???

pis, cofins pgto mensal...
csll e irpj pgto trimestral...

inss patronal pgto ..... ???

iss pgto..... ???

obrigado desde já...

A.N.B.BASTOS REPRESENTAÇÃO E COMÉRCIO ME.
EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE LIVROS E PEÇAS AUTOMOTIVAS, PROCURA EMPRESAS QUE QUEIRAM VENDER SEUS PRODUTOS NO ESTADO DO CEARÁ.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.