x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 2.910

Como calcular o simples do anexo V

Jucélia Cristina dos Santos

Jucélia Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 16:55

Estou com uma empresa de CNAE 62.01.5-00 Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.
Não entendi como vou calcular o simples dele, ele só vai ter retirada pró-labore por enquanto de um salário minimo, ele não vai ter funcionário. No sim tem sem retenção e com retenção e tem um campos pra preencher com exigibilidade suspensa ou imune, não estou entendendo o que é isso e não tem ninguem aqui no escritório que saiba pra me auxiliar. Se alguém puder me ajudar agradeço. Até mais.

Jucélia C Santos
Deyse Xavier

Deyse Xavier

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 12:05

Bom dia!

Aproveitando o assunto sobre o anexo 5 do simples, estou com uma dúvida: Estou com uma empresa que presta serviços de análise de sistemas de computadores e, não sei se ela se encaixa no anexo 3 ou 5;

No anexo 3 diz:"7.serviços de instalação, de reparos e de manutenção em geral, bem como de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais;"


Já no anexo 5,diz o seguinte:"4- elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos, desde que desenvolvidos em estabelecimento do optante; "

Qual é o correto?

Desde já,

Deyse

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 23:11

Jucélia,
boa noite.

Por tratarem-se de débitos com exigibilidade suspensa, tais campos deverão ser deixados em branco.

Sobre orientações diversas do sobre o SN, inclusive preenchimento do anexo V, sugiro acessar vídeo da Sevilha Contabilidade: clique aqui.

Muito interessante, dado à gama de assuntos tratados a respeito.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 23:16


Deyse,
boa noite.

Estou com uma empresa que presta serviços de análise de sistemas de computadores


Exatamente, o que retrata a atividade no contrato social? qual cnae? o que seria necessariamente prestar serviços de análise de sistems de computadores?

Caso sua pergunta seja complementada com as informações solicitadas, ficará mais fácil responder seu questionamento.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Deyse Xavier

Deyse Xavier

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:23

olá Hugo,

No contrato da empresa diz que ela "presta serviços, compreendendo o desenvolvimento de informatica, venda e compra de suprimentos de informatica e atividades similares"
o CNAE é 47512/01.

O anexo 3 fala sobre serviços em geral, sem especificar, enquanto o anexo 5 fala sobre informática somente.
grata,

Deyse

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 18:18

Deyse, boa tarde.

Sim, além da que voce citou, existe também a 133.

Vc só deverá observar que a LC 123/2006 que te passei está consolidada, ou seja, contempla retroativamente as alterações pela LC 123 e 138.

Observe que mesmo o SIMEI, criado recententemente, também aparece na LC 123.

Por conta disso, por exemplo, no artigo 18 da foram criados os §§ 5-A, 5-B, 5-C, etc.

Por fim, vale dizer que a orientação (correta) que te prestei, consta tanto de uma como de outra fundamentação (123 e 128).

Portanto, quando recolher à LC 123/2006, pesquise sempre pela consolidada.


Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.